Coordenadores e representantes paroquiais da Pastoral da Comunicação (Pascom) reuniram-se no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, no dia 25 de fevereiro de 2023 (sábado), das 08h30 às 11h30. O objetivo foi apresentar o plano de ação e o calendário de atividades para este ano.
A programação começou com um momento de oração conduzido por Rozelane Silva (Pascom Diocesana), representante da Região Pastoral Surubim. Em seguida, Luanna Loren (Pascom Diocesana), representante da Região Pastoral Limoeiro, dividiu o grande grupo em duplas para responder a seguinte pergunta: “Qual a missão do agente da Pascom?”.
Dentre as respostas obtidas, um consenso de que o agente da pastoral da comunicação é aquele que evangeliza através dos meios de comunicação, que facilita o diálogo entre os diferentes movimentos, serviços e pastorais, que se vale das redes sociais para o anúncio da Palavra e que tem a missão de ser “comunicação na comunidade”.
Na sequência, Dênes Souza, também integrante da Pascom Diocesana, apresentou as propostas contidas no plano de ação para 2023, dentre elas: capacitar e despertar novos agentes da Pascom em nível diocesano e paroquial; formar para a comunicação o clero, seminaristas e funcionários paroquiais; participar de encontros e congressos em nível nacional e regional; celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS); dar continuidade às formações mensais online.
No ano passado, a Pascom da Diocese de Nazaré promoveu uma série de formações em comunicação pastoral. Os encontros aconteceram de forma remota, pela plataforma Google Meet, sempre na última quarta-feira de cada mês. A finalidade foi oferecer orientações práticas aos agentes para melhorar os processos e instrumentos de comunicação nas comunidades paroquiais.
Para tanto, foram convidados profissionais da área para trabalhar conteúdos como: produção textual, fotografia, design gráfico, redes sociais, rádio, espiritualidade, fundamentos da comunicação, dentre outros (você pode conferir algumas dessas formações aqui). Em 2023, essas formações serão mantidas, no mesmo formato, abordando outras temáticas.
Para este ano, ainda, serão retomados, de forma presencial, os encontros regionais, nos quais será trabalhada, conforme o plano, “a mística do agente da Pascom com o pilar da missão”, em consonância com o Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023) – que em 2023 concede ênfase à ação missionária – e com 3° Ano Vocacional da Igreja no Brasil.
No calendário de eventos, já constam as datas e locais desses encontros regionais, bem como da 5ª Jornada Diocesana de Comunicação (5ª Jordicom) e das próximas reuniões com as coordenações paroquiais. Foi inserido, também, o cronograma da Pascom NE2 (RECONE) para este ano de 2023.
Após intervalo para lanche, o represente da Região Pastoral Timbaúba, Firmino Souza (Pascom Diocesana), apresentou a versão preliminar de um questionário eletrônico (censo diocesano) que deverá ser respondido por todos os agentes da Pastoral da Comunicação da Igreja Particular de Nazaré. A meta é “elencar quantos e quem somos, assim como todos os meios de comunicação e redes sociais utilizados na evangelização”.
O bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, também marcou presença, ao final do encontro, e deixou uma mensagem de gratidão a todos pelo empenho e trabalho realizado pela Pascom na Diocese de Nazaré.
Confira mais registros do encontro com os coordenadores paroquiais da Pascom: