Os seminaristas da Diocese de Nazaré, dos dois seminários (Maior e Menor), seguem seus estudos em casa, de forma remota, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Mensalmente, contudo, eles se encontram para momentos de oração, formação e atendimento espiritual. Os seminaristas menores se reúnem no próprio Seminário Nossa Senhora de Lourdes, em Surubim-PE; e os maiores, divididos em duas turmas (Filosofia e Teologia), no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE.
A programação dos encontros conta, normalmente, com momentos de oração, santa missa, café da manhã e lanche, direção espiritual, atendimento e formação com psicólogos. Toda a equipe formativa dos seminários (reitores, vice-reitores, confessores, diretores espirituais e psicólogos) e o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, estão envolvidos neste trabalho.
A proposta é favorecer um espaço para a convivência fraterna, a espiritualidade, o diálogo, a escuta (pessoal e comunitária) e a formação humana e psicológica, tendo em vista que os seminaristas estão em sua paróquia de origem há mais de um ano, por causa da pandemia.
No Seminário Nossa Senhora de Lourdes (Menor e Propedêutico), o encontro deste mês de abril aconteceu na manhã da última terça-feira (20) – este foi o segundo encontro do ano. O primeiro momento foi uma conversa entre o reitor e diretor de estudos, padre João Santana da Silva, e os seminaristas; depois, direção espiritual e, na sequência, atendimento com a psicóloga, Manuela Cavalcanti de Araújo Melo. A programação foi encerrada com a santa missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena.
O seminarista Alberto Jorge ressalta a alegria de ter o bispo diocesano sempre presente nos encontros. “Tanto eu quanto os demais seminaristas temos esse mesmo sentimento. A presença dele sempre nos anima, nos encoraja; nós nos sentimos muito bem acolhidos. É sempre muito bom contar com a sua presença de pai e pastor em nosso meio”, partilhou.
Os encontros com os seminaristas do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, Olinda-PE, aconteceram nos dias 15 e 16 de abril, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE. Na quinta-feira (15) com a turma de Filosofia e na sexta-feira (16) com a de Teologia. A programação começou com a oração das laudes, seguida da celebração eucarística. Posteriormente, houve o momento formativo com o psicólogo, padre Paulo Corrêa Melo de Lima (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Timbaúba – PE). Os atendimentos espirituais, com os diretores, vão acontecendo simultaneamente à formação.
Segundo o padre Marisaldo Barbosa de Lima (reitor e diretor de estudos do Seminário Maior), esse roteiro de encontros segue até junho, com possibilidade de se estender até o fim do ano, a depender do retorno ou não das aulas presenciais na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.
O Pe. Paulo Corrêa, psicólogo clínico, está dando um importante suporte aos seminaristas maiores nos encontros. Seu trabalho, revelou, tem abordado a dimensão do autoconhecimento, da personalidade, afetividade e sexualidade, funções cognitivas, senso de vida comunitária, relações interpessoais, bem como os efeitos da pandemia neste tempo (isolamento, medo, ansiedade etc.).
Para o seminarista Luiz Felipe (4º ano de Teologia), esta tem sido uma oportunidade de rever os colegas de caminhada e de ter um contato mais próximo com a equipe de formação, além do espaço proporcionado para a oração, descontração e aquisição de conhecimentos humanos e espirituais. “Tudo isso nos ajuda a viver melhor o nosso chamado, dando uma resposta positiva ao que Deus espera de nós”, disse.