As Servas de Jesus Sacerdote (Opera Betania – Ancelle Di Gesu’ Sacerdote) comemoraram os 75 anos de sua congregação na noite do dia 30 de novembro de 2023, quinta-feira, às 19h, Festa de Santo André, Apóstolo, na Igreja Matriz de São José, em Surubim-PE, em missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Na ocasião, as Irmãs Leontina Niyibizi e Pèlagie Dusabemariya, naturais da Ruanda, na África, realizaram a renovação dos seus votos temporários, na presença de sua superiora, a Ir. Givanilda Bezerra.
Participaram da celebração festiva alguns padres do clero diocesano, dentre eles os padres Ayrton Barbosa (reitor do Seminário Nossa Senhora de Lourdes), Cezar Diego (vigário paroquial de São José, em Surubim, e vice-reitor do Seminário Nossa Senhora de Lourdes), José Cleiton Barbosa (reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos), José Paim (assessor eclesiástico da CRB – Núcleo Nazaré), dentre outros; além do diácono permanente Severino Vicente (São José de Surubim), Irmãs Franciscanas do Amparo, seminaristas, familiares, amigos, movimentos, pastorais e fiéis em geral.
Em sua homilia, Dom Lucena, dirigindo-se às religiosas, disse: “reverendas religiosas, deixem-se contagiar pela alegria do Evangelho. A Igreja e o mundo de hoje têm necessidade urgente do testemunho fiel e corajoso da vossa vida consagrada. […] A liturgia destaca a importância da pregação, do anúncio da Palavra, do ser missionário. Foi para isso que os apóstolos foram chamados, e é para isso que as Irmãs de Jesus Sacerdote foram chamadas; e nós, discípulos missionários, somos chamados. Jesus chama e envia”.
Acerca da missão e do chamado, o prelado declarou: “os apóstolos nos ensinam a deixar os nossos barcos, as nossas seguranças, aquilo que temos de mais importante para seguir a Jesus. A missão não pode esperar. Ela exige uma decisão rápida. […] Quando celebramos qualquer um dos apóstolos, temos a oportunidade de refletir sobre o chamado de Deus, pois o chamado dos apóstolos nos ensina como Deus nos chama e como responder a esse chamado”.
E prosseguiu: “esse chamado se dá no cotidiano de nossa vida, no dia e hora que menos imaginamos ou esperamos. Cabe a nós percebermos e respondermos com solicitude. Nem sempre precisamos sair de nosso lugar de origem para seguir Jesus. Podemos e devemos seguir Jesus onde estamos, no dia a dia de nossa vida, no dia a dia de nossas comunidades, para depois avançarmos para águas mais profundas e jogarmos as redes noutro lado, noutros lugares”, encorajando os presentes a abraçarem a missão da Pastoral da Criança, que está necessitando de líderes comunitários, de colaboradores.
Ao final da celebração, o padre Cezar Diego proferiu algumas palavras de gratidão às Irmãs Servas de Jesus Sacerdote, destacando sua presença materna na vida e na formação do seminário menor e propedêutico, bem como nos serviços prestados na Catequese e Pastoral do Batismo da Paróquia São José de Surubim. “O nosso muito obrigado a vocês, que são presença de Deus em nossas vidas, que são essa presença materna e feliz, e estão a serviço a todo instante”.
Também o padre José Paim, em nome da CRB – Núcleo Nazaré, fez um breve pronunciamento: “Que Deus seja bendito pela vocação, missão e congregação de vocês. Jesus Cristo, que passou em nossos caminhos e nos caminhos de vocês, e chamou cada uma, conserve vocês na fidelidade a Evangelho dele, fecunde o coração de vocês, torne seus pés ágeis, o coração sempre ardente”, recordando o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil.
A Ir. Givanilda, por fim, saudou e agradeceu os presentes, e deixou sua mensagem à Congregação Obra Betânia – Servas de Jesus Sacerdote, por ocasião destes 75 anos de vida e missão, na pessoa de sua superiora geral, Ir. Lina. Recorrendo às palavras de sua fundadora (Ir. Maria das Dores), disse: “Como é doce o cansaço da jornada e poder repetir com o coração: Senhor, trabalhei por Ti”. E continuou: “Com essas palavras, o nosso coração se enche de gratidão a Deus por tudo o que Ele tem realizado em nossas vidas e em nossa congregação”.
Após a santa missa, no salão paroquial da Paróquia São José de Surubim, houve um momento de confraternização e o canto dos parabéns com todos.
IRMÃS SERVAS DE JESUS SACERDOTE
A Congregação Opera Betania – Ancelle di Gesu’ Sacerdote, em Randazzo, na Diocese de Acireale, Região da Catânia, na Sicília, Itália, erigiu canonicamente, no dia 08 de julho de 1999, às 17h30, uma Casa Religiosa das Irmãs Servas de Jesus Sacerdote nesta Diocese de Nazaré (única casa no Brasil), em Surubim-PE, no Seminário Menor e Propedêutico Nossa Senhora de Lourdes.
Elas têm o carisma de colaborar e assistir o clero, desde o primeiro período de formação até a velhice, vivendo a mesma diligência das “piedosas mulheres do Evangelho”, especialmente formadas no recolhimento e na intimidade de Betânia.
As Irmãs colaboram na vida do seminário. Como missionárias, dão vivo testemunho da grandeza do sacerdócio. Esse testemunho alimenta a fé dos seminaristas. Constituem uma comunidade de oração que sustenta a vida do seminário; são parte integrante da vida do seminário.
* Com fotos e imagem de capa da: Pascom São José (Surubim)