A Assembleia de Constituição da Cáritas Diocesana de Nazaré aconteceu na manhã do dia 29 de novembro de 2025 (sábado), no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE. Na ocasião, foi realizada a leitura e aprovação do Estatuto Social, bem como a eleição e posse da Diretoria e Conselho Fiscal da Cáritas Diocesana, além de outros assuntos por deliberação da assembleia.
Estavam presentes padres e diáconos do clero diocesano de Nazaré (dentre eles, o coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, e o coordenador diocesano do Setor Pastorais Sociais, padre Hugo Estêvão), Ir. Ginaldo Rodrigues (CSC), seminaristas e representantes leigos que já atuam nas pastorais sociais de suas respectivas comunidades paroquiais, e que acompanharam todo esse processo de formalização.
Membros da Cáritas Brasileira Regional NE2 – com atuação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, assessorando 21 dioceses (a Cáritas está presente em 19 dessas dioceses) – também participaram da Assembleia de Constituição: Neilda Pereira (secretária regional), Daniel Lins (assessor jurídico e membro da coordenação colegiada) e Rosana Andrade (assessora técnica).

O bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, agradeceu a Cáritas Brasileira Regional NE2 pelo acompanhamento e assessoria durante esta caminhada preparatória, com quatro encontros de aprofundamento sobre a missão da Cáritas (sendo um deles presencial e os outros três de forma online), e também à Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa, que até então vinha exercendo as funções da Cáritas Diocesana. “Hoje, assumimos este novo rosto da Cáritas, com sua visibilidade, mística e ofícios próprios. É uma grande felicidade vivenciar este momento, que é fruto de um processo de construção de muitos anos.”, externou.
Foram eleitos e empossados, na referida assembleia, os membros que passam a compor a Diretoria e o Conselho Fiscal da Cáritas Diocesana de Nazaré. Diretoria: Presidente de Honra (Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena), Presidente (Severino Ramos da Silva Santos), Vice-diretor (Diácono José Carlos de Freitas Paula), Secretária (Maria Edilene Queiroz Santos), Tesoureiro (Seminarista Dênes Francisco Gomes de Souza), Assessor Eclesiástico (Pe. Elias Jordan Travassos de Souza), Secretária Executiva (Doralice Maria dos Santos). Conselho Fiscal: Titulares (1° Padre Hugo Estevão Mendonça da Silva, 2° Débora de Santana Costa Bezerra, 3° Seminarista Paulo Gomes da Cunha Neto); Suplentes (1° Diácono João Júlio Barreto Filho, 2° Anne Cibelle Lins de Sales, 3° Ir. Ginaldo Rodrigues dos Santos).

“É um momento histórico essa formalização da Cáritas Diocesana. Esse sempre foi o desejo do nosso bispo diocesano. Nós participamos de alguns encontros formativos, a fim de melhor conhecer essa missão tão nobre e bela, para podermos chegar a este dia, que marca a institucionalização da Cáritas na Igreja Particular de Nazaré”, disse Severino Ramos, presidente da Cáritas Diocesana de Nazaré.
A Assembleia de Constituição da Cáritas Diocesana começou com um momento de mística conduzido por Doralice Maria (da Paróquia N. Sra. do Rosário, Chã de Alegria), atual secretária executiva da Cáritas de Nazaré. Em seguida, o coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, fez um pronunciamento acerca da ocasião:
“Esta é uma ocasião muito importante para a nossa diocese. É hora de começar a caminhar com os pés firmes. A Cáritas já estava presente, com suas ações, dentro da nossa caminhada diocesana; é uma parceira muito forte. E esse momento de hoje formaliza isso. Agora teremos a oportunidade de visibilizar as expressões sociais existentes aqui. Nossa diocese é de um rosto social muito belo, mas com expressões ainda isoladas. E a Cáritas vai articular tudo isso, ajudando-nos a caminhar juntos. Isso irá fortalecer a nossa ação sociotransformadora”, declarou.
Na sequência, Daniel Lins, assessor jurídico e membro da coordenação colegiada da Cáritas Brasileira Regional NE2, realizou a leitura integral do Estatuto Social – base para o funcionamento da Cáritas Diocesana –, que foi aprovado por todos os participantes. Ao estabelecer suas regras fundamentais, o referido estatuto garante que a Cáritas Diocesana atue de forma organizada, transparente e centrada em sua missão social, em conformidade com a rede Cáritas Brasileira, à qual está oficialmente filiada.
A Cáritas Diocesana de Nazaré surge, assim, com o propósito de promover a solidariedade, a justiça social e o cuidado com os mais vulneráveis, reafirmando o compromisso da Igreja com a dignidade humana e com a construção de uma sociedade mais fraterna. Cada paróquia da Diocese de Nazaré poderá indicar dois articuladores para as ações da Cáritas em sua respectiva comunidade paroquial, bem como formalizar a solicitação de filiação junto à Cáritas Diocesana.











