Mantendo a tradição de acolher bispos de todo o Brasil para um momento de aprofundamento e de convívio, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro promoveu o 35º Curso para os Bispos, entre os dias 26 e 30 de janeiro. O encontro, realizado desde 1990, no Centro de Estudos do Sumaré, teve como tema “A Transmissão da Fé em um Mundo em Transformação” e contou com conferencistas do Brasil e do exterior, entre eles Dom Carlo Maria Polvani, secretário do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, que refletiu sobre o papel do bispo como pastor em um mundo tecnológico e desigual e sobre a transmissão da fé com esperança e criatividade missionária.
Outros conferencistas do encontro foram: Pe. Dr. Riccardo Bollati, que falou sobre a vivência da fé e as perspectivas atuais da Doutrina Social da Igreja frente à instabilidade social; Prof. Dr. Pe. Giuseppe Tanzella-Nitti, que abordou os desafios da inteligência artificial, do bem comum e do progresso humano, bem como o anúncio do Evangelho na cultura científica; além do Prof. Dr. Pe. Luiz Henrique B. de Figueiredo e do Prof. Dr. Marcelo Alves, que contribuiram com reflexões sobre catequese, formação da fé, credibilidade e discernimento ético diante das tecnologias emergentes.

Reunindo quase 100 pastores da Igreja no Brasil, dentre eles Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo da Diocese de Nazaré-PE, a edição deste ano propôs-se como um espaço de reflexão e discernimento sobre a missão da Igreja diante das profundas transformações do mundo.
Para além de refletir sobre os desafios contemporâneos da missão evangelizadora, o Curso para os Bispos foi também um momento de descanso; uma pausa para que os irmãos do episcopado renovassem seu ardor pastoral e retornassem às suas dioceses ainda mais motivados a cuidar, com zelo, do povo a eles confiado.



Confira reportagem realizada pela WebTV Redentor:
Fonte: @cursoparaosbispos, ArqRio, Vatican News







