Foi criada, na manhã do dia 23 de novembro de 2025 (domingo), às 10h, no povoado Matinadas, em Orobó-PE, a Paróquia São Severino Mártir – soldado romano martirizado sob Diocleciano, cujas relíquias se conservaram nas catacumbas romanas (sua festa é comemorada no dia 8 de novembro). A missa de ereção canônica da nova paróquia foi presida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Na ocasião, o padre Ronaldo Gomes foi empossado como primeiro pároco.
Participaram da celebração presbíteros e diáconos do clero diocesano, seminaristas e vocacionados, MESCs, coroinhas, bem como fiéis e representantes das diversas comunidades, movimentos, pastorais e serviços. Estiveram presentes, também, algumas autoridades constituídas, dentre elas a vice-prefeita de Orobó, Maria do Carmo (Lia), o prefeito de João Alfredo, José Martins, o prefeito de Surubim, Cléber Chaparral, além de vereadores e secretários municipais.
Na ocasião, o padre Tony Morais, chanceler do bispado, leu o decreto de criação e a provisão do primeiro pároco. Após a leitura, o padre Ronaldo Gomes recebeu, das mãos do bispo diocesano, os referidos documentos, bem como as chaves da Igreja e do Sacrário – diante do qual foi realizado um breve momento de adoração.



Em sua homilia, o bispo diocesano destacou a alegria por esse momento, inserido nas celebrações deste Ano Santo. “É com imensa alegria que celebramos, nesta Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, concluindo o Ano Litúrgico, a criação da Paróquia São Severino Mártir, neste povoado de Matinadas, Orobó-PE. A paróquia é a Igreja que está onde as pessoas se encontram. É um marco, também, a criação desta paróquia, neste Ano Jubilar da Esperança. […] A esperança que não decepciona (Rm 5,5)”, expressou.

E prosseguiu, evidenciando que, na Solenidade de Cristo Rei, somos chamados a nos unirmos a Jesus no seu caminho de humilde serviço ao Evangelho. “Este Rei-Messias olha para nós, cristãos, seus discípulos, e nos convida a segui-lo por esse caminho: não o da glória, mas da humildade; não o do sucesso a qualquer custo, mas da fidelidade a todo preço; não o das honras, mas do serviço; não o da imposição, mas da proposta humilde”, disse.
O prelado enfatizou, ainda, que a vocação da nova comunidade paroquial é estar unida em torno de Jesus, a fim de testemunhá-lo ao mundo. “Vamos viver esta comunidade paroquial, que tem uma missão, no local onde está, de dar testemunho de Jesus; não deixar se apagar a chama da luz de Cristo. Desejo que esta paróquia cresça neste testemunho, unida, alimentado-se da Palavra, e que seja muito feliz!”, falou.
Terminada a homilia, Pe. Ronaldo realizou sua profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja, em que prometeu “conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica” e desempenhar, com diligência e fidelidade, “os ofícios pelos quais estou [está] ligado em função da Igreja”.

Ao final da santa missa, o pároco recém-empossado externou sua gratidão ao Senhor, ao bispo diocesano, aos padres Aluísio Ramos e Raimundo Barbosa (pároco e vigário paroquial de Orobó, respectivamente), aos irmãos no presbitério, autoridades constituídas, pessoas direta e indiretamente envolvidas na organização da celebração, e todo o povo de Deus reunido (comunidades, movimentos e pastorais). E declarou:
“Hoje inicia uma nova historia, uma nova página começa a ser escrita nesta mais nova paróquia da nossa querida Diocese de Nazaré. Roguemos ao Cristo, Rei do Universo, que ensinou com o seu exemplo a cuidar da vida, sobretudo dos mais necessitados, que Ele continue fortalecendo a nossa fé e orientando nossas palavras e ações. […] Espero corresponder com trabalho e responsabilidade. […] Que São Severino, nosso irmão na fé, padroeiro desta comunidade paroquial, interceda por nós, a fim de que caminhemos na esperança como construtores do Reino de Deus”.
PARÓQUIA SÃO SEVERINO MÁRTIR, POVOADO MATINADAS, OROBÓ-PE

A Paróquia São Severino Mártir, desmembrada totalmente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Orobó, com sede à Rua João Firmino de Melo, 75, Centro, Povoado Matinadas, 55745-000, em Orobó-PE, no Agreste, tem os seguintes limites territoriais: ao NORTE, com o Estado da Paraíba (municípios: Umbuzeiro e Natuba); ao SUL, com o próprio município de Orobó: Serra do Orondongo; a LESTE, com o município de Machados; e a OESTE, com o município de Casinhas, na Região Agreste.
Compreende, assim, todos os sítios e comunidades que ficam dentro dos limites citados: Igreja Matriz de São Severino Mártir (Povoado Matinadas), Capela Santo Antônio (Serra Verde), Capela São Sebastião (Chã do Rocha), Capela N. Sra. do Rosário (Feira Nova), Capela Divino Pai Eterno (João Gomes), Capela N. Sra. das Dores (Água Branca de Cima), Capela N. Sra. Aparecida (Jati), Capela Mãe Rainha (Água Branca de Baixo), Capela N. Sra. Aparecida (Mulungu), Capela N. Sra. Aparecida (Pau do Ronco), Capela São José (Umburetama), Capela N. Sra. de Fátima (Umburetama) e Sítio Chã de Viração.
Fotos: Pascom Orobó
Imagem de capa: Pascom Matinadas







