A Igreja Católica está prestes a vivenciar mais um Jubileu Ordinário. Neste Ano Santo, todos são convidados a recordar os 2025 anos do nascimento de Jesus. Com o tema “Peregrinos de Esperança”, escolhido pelo Papa Francisco, essa é uma oportunidade de aprofundar a amizade com Deus através da oração, tempo de peregrinar e de e refletir acerca dos ensinamentos do Concílio Vaticano II.
Em Roma, a abertura do Jubileu será no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro. Nas demais dioceses do mundo, foi determinado, pelo Santo Padre, por meio da bula de convocação “Spes non confundit”, isto é, “A esperança não engana” (Rm 5,5), que abertura aconteça no dia 29 de dezembro, festa da Sagrada Família.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA ABERTURA DO JUBILEU 2025 NA IGREJA PARTICULAR DE NAZARÉ:
– Às 15h haverá uma concentração na igreja de Santa Teresinha, em Nazaré da Mata-PE, com representações das paróquias e áreas pastorais, para a realização de Hora Santa;
– Às 16h, caminhada com a cruz até a Catedral Nossa Senhora da Conceição, onde acontecerá o rito de abertura do Jubileu na porta da Catedral, seguido de missa solene presidida por Dom Francisco Lucena (bispo diocesano) e entrega de uma vela do Jubileu 2025 aos padres coordenadores das Regiões Pastorais, para as oito igrejas peregrinas (onde poderão ser lucradas as indulgências).
SAIBA QUAIS SÃO AS IGREJAS PARA PEREGRINAÇÃO NA DIOCESE DE NAZARÉ:
– Catedral Nossa Senhora da Conceição, Nazaré da Mata (Região Pastoral Nazaré);
– Igreja Matriz de São José, Carpina (Região Pastoral Carpina);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Goiana (Região Pastoral Goiana);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, Timbaúba (Região Pastoral Timbaúba);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Limoeiro (Região Pastoral Limoeiro);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Orobó (Região Pastoral Orobó);
– Igreja Matriz de São José, Surubim (Região Pastoral Surubim);
– Igreja de Nossa Senhora do Ó, Ponta de Pedras – Goiana (litoral norte).
Muitas outras atividades estarão acontecendo, ao longo de todo o ano, em nível diocesano, regional e paroquial: jubileus diversos (dos trabalhadores, das autoridades, das famílias, dos catequistas, coroinhas, da comunicação, das escolas, das juventudes, do setor social, dentre outros); peregrinações nos regionais (para as igrejas já citadas), missas com o bispo diocesano e mutirões de confissão nos períodos da quaresma e advento; roteiros formativos sobre o Jubileu para as paróquias e áreas pastorais; 24 horas para o Senhor em todas as comunidades paroquiais; temas das festas de padroeiro refletindo o Jubileu da Esperança, com hino e oração sendo cantado e rezado nas celebrações durante todo o ano de 2025.
Todas essas atividades estarão disponíveis, em breve, no Encarte e Calendário Diocesano 2025, com a indicação das datas e locais, bem como com outras informações necessárias. O encerramento do Ano Santo será realizado no dia 28 de dezembro de 2025, na Catedral Diocesana, em Nazaré da Mata.
“Convidamos todos os diocesanos para o Jubileu 2025, Peregrinos de Esperança – a esperança não engana (Rm 5,5), com ações concretas de acolhida, perdão, paz e de tolerância. Que a experiência do encontro com Cristo nos leve a resplandecer Sua face através de nossas atitudes e que nossa vida, reconstruída por Ele, seja um instrumento de renovação da sociedade na qual estamos inseridos” (Dom Francisco Lucena).