A Diocese de Nazaré abriu oficialmente o Jubileu Ordinário 2025 (“Peregrinos de Esperança”) na tarde do último domingo, 29 de dezembro de 2024, Festa da Sagrada Família, em unidade com as Igrejas particulares de todo o mundo. A cerimônia aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata-PE, e reuniu membros do clero diocesano, seminaristas, religiosos(as), consagrados(as) e fiéis leigos(as).
A concentração, com representações das diversas paróquias e áreas pastorais, começou às 15h, na igreja de Santa Teresinha, onde foi realizada a Hora Santa, com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, carregando a cruz jubilar, todos seguiram em procissão até a Catedral Diocesana, onde houve uma breve veneração da cruz (em frente à porta principal da Catedral) e, na sequência, o rito de abertura do Jubileu e a santa missa.
“Cristo é a porta, Cristo é nossa esperança”, disse o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, durante o rito.
Em sua homilia, na celebração eucarística, o prelado externou sua alegria por este dia “tão santo, tão sagrado”, reafirmando a importância de construirmos uma sociedade pautada no amor a Deus e ao próximo:
“Já iniciamos também em nossa querida Diocese de Nazaré o Ano Jubilar: ‘Peregrinos de Esperança’. O nosso querido Papa Francisco, na última noite de Natal, abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro, dando início ao Jubileu Ordinário de 2025 para todo o mundo. O Ano Jubilar reafirma, com mais intensidade, que todos os que creem em Cristo nunca podem esquecer ou relativizar este grandioso plano de Deus de construir uma sociedade a partir do amor a Deus e ao próximo, pois o ‘amor é o vínculo da perfeição’ (Cl 3,14)”, disse.
E prosseguiu: “na Bula de proclamação do Jubileu, o Papa Francisco afirma que a esperança não decepciona, a ‘esperança não engana’. ‘Ela nasce do amor e funda-se no amor que brota do coração de Jesus trespassado na Cruz’ (n.3). O Papa também deseja que o Jubileu ‘possa ser, para todos, um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus, ‘porta’ de salvação; com Ele, a Igreja tem por missão anunciar sempre, em toda parte e a todos, como sendo a ‘nossa esperança’ (1Tm 1,1) (n.1)”.
Acerca da Sagrada Família, Dom Lucena recordou que a Igreja a propõe como sendo o modelo de todas as famílias cristãs, em quem é possível encontrar lições de silêncio, trabalho e vida familiar. “Que Nazaré nos ensine o que é a família, sua comunhão de amor, sua beleza simples e austera, seu caráter sagrado e inviolável. […] Que cada família, inspirada na família santa, seja capaz de educar seus filhos e filhas no Evangelho da Esperança, da Misericórdia e da Caridade, testemunhado Jesus que nasceu para nos salvar e nos dar uma nova vida”.
PEREGRINAÇÃO
O bispo diocesano lembrou que uma atitude fundamental no Ano Jubilar é a peregrinação, o desejo de caminhar conduzidos por Jesus. Na Igreja Particular de Nazaré, foram escolhidas oito (8) igrejas peregrinas (onde poderão ser lucradas as indulgências) – a igreja-sede de cada um dos sete regionais e mais outra no litoral norte:
– Catedral Nossa Senhora da Conceição, Nazaré da Mata (Região Pastoral Nazaré);
– Igreja Matriz de São José, Carpina (Região Pastoral Carpina);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Goiana (Região Pastoral Goiana);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Limoeiro (Região Pastoral Limoeiro);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Orobó (Região Pastoral Orobó);
– Igreja Matriz de São José, Surubim (Região Pastoral Surubim);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, Timbaúba (Região Pastoral Timbaúba);
– Igreja de Nossa Senhora do Ó, Ponta de Pedras – Goiana (litoral norte).
Ao final da santa missa, os padres coordenadores de cada Região Pastoral receberam uma vela personalizada do Jubileu 2025 para as igrejas peregrinas. No próximo dia 04 de janeiro de 2025, sábado, será o início das atividades do Ano Jubilar nos regionais.
PROGRAMAÇÃO DO JUBILEU 2025 NA DIOCESE DE NAZARÉ
Muitos eventos e atividades estarão acontecendo, ao longo de todo este Ano Jubilar, na Diocese de Nazaré: jubileus diversos (dos trabalhadores, das autoridades, das famílias, dos catequistas, coroinhas, da comunicação, das escolas, das juventudes, do setor social, dentre outros); peregrinações nos regionais (para as igrejas já citadas), missa com o bispo diocesano e mutirões de confissão nos períodos da quaresma e advento; roteiros formativos sobre o Jubileu para as paróquias e áreas pastorais, 24 horas para o Senhor em todas as comunidades paroquiais; temas das festas de padroeiro refletindo o Jubileu de Esperança, com hino e oração sendo cantado e rezado nas celebrações durante todo o ano de 2025. Também foi elaborado um folder para todas as paróquias e áreas pastorais com informações referentes ao Jubileu.
Confira a programação aqui!
Fotos: Pascom Nazaré