Em comemoração aos 176 anos de fundação da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), a Diocese de Nazaré realizou, no dia 26 de maio, a 7ª Jornada Nacional e a 8ª Romaria diocesana da IAM. O evento aconteceu na Igreja Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata – PE, e reuniu mais de 500 crianças, adolescentes e assessores de 17 paróquias e uma área pastoral da Igreja Particular de Nazaré.
Foi uma manhã marcada por forte experiência de comunhão, alegria e paz. A programação contou com a santa missa, a consagração, a entrega da cruz missionária a todas as crianças e adolescentes, e uma caminhada pelas principais ruas da cidade. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e concelebrada pelo assistente espiritual diocesano da Infância e Adolescência Missionária, padre Genilson Sousa.
As mães se encheram de orgulho e se encantaram com a homilia de Dom Francisco Lucena, que com seu jeito simples e carismático centralizou a atenção e admiração das crianças ao direcionar-lhes suas sábias palavras, compreensíveis e apreciadas por elas.
Admiração, também, do assistente diocesano padre Genilson, que encantou as crianças com sua humildade e espontaneidade, administrando, com maestria, todo o evento. Ele conduziu a renovação da consagração das crianças e o seu envio como missionários(as) na entrega dos lenços e da cruz.
Além disso, foi a primeira vez que fez a partilha dos cofrinhos, nesse dia, aconteceu conjuntamente e de forma mais expressiva. Esse foi um gesto concreto das crianças e assessores da IAM, que organizaram essa oferta para ser enviada as Pontifícias Obras Missionárias (POM) como uma ação solidária para a missão na África.
A assessora Natal Brito falou, com entusiasmo, sobre este dia celebrativo em nossa Diocese. “Foi lindo ver o carisma e encanto das crianças”, expressou.
Após a missa, foi realizada a caminhada histórica pelas principais ruas de Nazaré da Mata; com uma visita, também, à exposição do centenário da diocese, na igreja do Bom Jesus.
* Com informações do blog Garotada Missionária