A 22ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Nazaré acontecerá no dia 18 de novembro de 2022, sexta-feira, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, tendo início às 7h30, com credenciamento e café, e sendo concluída às 18h, após a missa.
São convocados a participar da assembleia: padres e diáconos; 02 representantes leigos(as) de cada paróquia, área pastoral e setor pastoral; 01 representante de cada Instituto Religioso e 01 representante de cada Nova Comunidade Católica; o(a) coordenador(a) diocesano(a) de cada pastoral, movimento e serviço.
A palestrante convidada foi a Ir. Maria das Neves Macena (Ir. Neves) – Irmãs de Maria Missionária, Guarabira-PB –, que fará uma reflexão sobre a missão: “Sereis minhas testemunhas até os confins do mundo” (cf. At 1,8).
Segundo o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, a missão não se restringe a um trabalho ou período específico; colocá-la como um pilar limita toda a sua amplitude, que abarca tudo. “O sangue da missão corre nas veias, deve estar em tudo, perpassa todas as coisas, toda a atividade pastoral. A Igreja é, por natureza, missionária; todos são missionários pelo batismo”, destacou.
ASSEMBLEIAS PAROQUIAIS E REGIONAIS
Em preparação a 22ª Assembleia Diocesana de Pastoral avaliativa, foram realizadas as assembleias paroquiais (setembro) e regionais (outubro), além da segunda edição da Assembleia Pastoral de Movimentos, Institutos e Novas Comunidades Católicas. O objetivo foi criar um espaço de escuta, reflexão e articulação, a partir das seguintes perguntas:
1. AVALIAR: Quais foram as experiências do Pilar da Caridade vivenciadas em nossas comunidades?
2. PLANEJAR: Olhando o nosso Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023), sustentado pelos 4 pilares (Pão, Palavra, Caridade e Missão), além das ações do Pilar da Ação Missionária, quais das ações dos demais pilares devem ser assumidas em toda a diocese no ano de 2023?
As sínteses colhidas dessas assembleias serão usadas para a avaliação do plano pastoral vigente e para apontar proposições para o novo ano, a partir das ações já contidas no plano, e tendo em vista a dimensão missionária, que receberá ênfase em 2023, por ocasião do Ano Jubilar Missionário e do 3º Ano Vocacional do Brasil.
Dom Lucena comentou que a construção do novo plano pastoral não acontecerá no próximo ano, como estava previsto, para aguardar as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, produzida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que vai esperar o documento final do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade. “Porque nas diretrizes e nos planos pastorais devem constar as orientações, os frutos do sínodo”, disse.
PROGRAMAÇÃO
Confira a programação da 22ª Assembleia Diocesana de Pastoral avaliativa, a partir do Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023), focando no processo de ser Igreja sinodal, em um caminho conjunto de comunhão, participação e missão; escutando, dialogando e discernindo.
Local: Centro Diocesano de Pastoral – CDP, em Carpina-PE
Data: 18 de novembro de 2022 (sexta-feira)
Tema: “Igreja, somos todos a caminho”
Lema: “Prepara-te e vai” (At 8,26)
Início: às 7h30, com credenciamento e café
Término: às 18h, após a missa
Reflexão: Ir. Maria das Neves Macena (Ir. Neves) – Irmãs de Maria Missionária – Guarabira-PB
Dúvidas também podem ser sanadas junto ao Secretariado Diocesano de Pastoral através do e-mail: [email protected]
“Animados, ‘todos nós sejamos na Igreja o que já somos em virtude do Batismo: profetas, testemunhas, missionários do Senhor’, como nos ensina o Papa Francisco. É possível fazer florescer a esperança, a alegria e a missão. Abençoada e animada Assembleia Diocesana de Pastoral a todos e todas sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição, padroeira diocesana” (CARTA DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA).