O assessor da Assembleia foi o Diácono Permanente Sérgio Sezino Douets Vasconcelos, da Arquidiocese de Olinda e Recife, que também é professor de Teologia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e assessor do XVIII Congresso Eucarístico Nacional. O tema da formação, “Pão em todas as mesas”, foi abordado por meio de vários painéis, dirigidos pelo assessor, e por grupos de estudo. A partir do tema geral, também foram trabalhadas outras temáticas.
Para o Diácono Marcelo Alves P. Eufrásio, presidente da Comissão dos Diáconos (CDD) da Diocese de Campina Grande, a assembleia foi um momento bastante rico. “Proveitosa e oportuna, sobretudo tendo em vista dois aspectos: os painéis e as discussões em torno da ministerialidade e da missão diaconal, especialmente a partir da afirmação da dimensão da caridade e da atuação dos diáconos nas pastorais sociais (“prática eucarística” à luz das reflexões do Congresso Eucarístico), além da oportunidade de afirmar o caminho da sinodalidade (comunhão e colegialidade) entre os membros do regional”, destacou o diácono Marcelo.
Na noite de abertura (14), o primeiro painel destacou pontos relevantes do Documento 109, sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Na ocasião, durante a cerimônia de abertura, o Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Diácono Francisco Salvador Pontes (Chiquinho), da Arquidiocese de Manaus, também dirigiu uma palavra aos participantes.
No dia 15, sábado, após o segundo painel de estudo, Dom Limacedo Antônio da Silva (bispo auxiliar de Olinda e Recife), que também esteve presente, trouxe algumas informações sobre o XVIII Congresso Eucarístico Nacional e apresentou outro painel sobre a construção da Usina Nuclear de Itacuruba. Ainda na tarde deste segundo dia, o Presidente da CND, diácono Chiquinho, falou sobre o Sínodo da Amazônia, do qual ele participou, no Vaticano.
As esposas dos diáconos também tiveram um espaço durante a programação da assembleia formativa. Elas realizaram uma explanação do tema: “A Voz da Mulher – esposa e mãe – no Diaconado Permanente”.
No domingo pela manhã (16), após a celebração eucarística presidida pelo Pe. Silvio Roberto (da Arquidiocese da Paraíba e assessor religioso da CND), o encontro foi dedicado ao último painel de estudo e a informes da Presidência da CRD NE2. Neste espaço, o Presidente do Regional, Diácono Otacílio Vieira de França (Diocese de Nazaré), apresentou o Plano de Trabalho da CRD para 2020 e abriu espaço para debate com os participantes.
Diácono Otacílio manifestou sua alegria pela participação dos presidentes das Comissões (Arqui)Diocesanas (CADs e CDDs), pelo número expressivo dos diáconos presentes na Assembleia e pelo crescimento do diaconato permanente no Regional NE2.
* Com informações do site: diocesecg.org