Funcionários de todas as paróquias, áreas pastorais e organismos da Diocese de Nazaré participaram, na manhã de terça-feira (15), de uma reunião com o diretor financeiro do Sindicado dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas do Estado de Pernambuco (SEIBREF-PE), Roberth Santos. O objetivo foi celebrar um acordo coletivo de um ano, a começar de janeiro de 2021, visando à garantia de mais benefícios para os funcionários.
O encontro, que reuniu cerca de 150 pessoas, contou com a presença do bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, que fez um pronunciamento de abertura e acolheu todos os presentes, e das advogadas da Diocese de Nazaré, Camila Duarte e Juliane Freitas (representantes jurídicas da Instituição), uma vez que esse tipo de acordo só pode ser firmado, em convenção, com a presença de todos os envolvidos.
Em seu discurso, o diretor financeiro da SEIBREF-PE apresentou os quatro benefícios a que os funcionários terão direito com o acordo efetuado: reajuste no piso salarial, plano odontológico (ainda em processo de discussão), seguro de vida (já garantido pela própria paróquia/área pastoral) e o benefício do bem estar social.
Este último inclui uma série de outros benefícios, com garantia de assistências diversas para os trabalhadores, tais como: kit natalidade, kit escola, assistência jurídica e psicológica, reembolso de licença maternidade e de afastamento por acidente, além de benefícios cesta básica, casamento, creche, aposentadoria, nutricional, pós-cirúrgico, dentre outros. Para usufruir de tudo isso, a proposta – que foi aprovada, inclusive – é dividir a taxa de R$ 20,00 (vinte reais) entre empregados e instituições empregadoras. Sendo assim, metade do valor será pago pelas paróquias e a outra metade pelos funcionários.
Outros benefícios extras foram oferecidos para os que quisessem se sindicalizar. A sindicalização é expressa vontade do trabalhador em ser representado por uma entidade que zele por seus direitos e os de sua categoria. Dessa forma, com uma contribuição mensal, o sindicalizado pode desfrutar de descontos na aquisição de produtos ou serviços em diferentes seguimentos (farmácias, faculdades, cursos profissionalizantes presenciais e a distância, academias, clube de férias, entre outros), sendo possível, ainda, agregar sete dependentes sem custos extras.
Ao final do encontro, foram sorteados alguns brindes.
SEIBREF-PE
Fundado em 17 de maio de 1994, e reconhecido em 08 de maio de 1996 pelo Ministério do Trabalho e Emprego como representante legal dos “Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas”, o SEIBREF-PE tem o objetivo de garantir e promover os direitos trabalhistas e cíveis de seus representados, buscando o fortalecimento da categoria profissional representada, capacitando e qualificando este forte braço do terceiro setor.
Mais informações: (81) 3228-8978 (fone/zap) | [email protected] | seibref-pe.ong.br