Famílias e comunidades da Diocese de Nazaré estão empenhadas na oração da Novena de Natal que, neste ano, tem como tema: “E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós” (Jo 1,14). O momento tem acontecido em matrizes, capelas e, particularmente, nas casas de muitas famílias, como um sinal de esperança neste tempo difícil e em preparação para a celebração do Nascimento de Jesus, no próximo dia 25 de dezembro. Todos os movimentos, serviços e pastorais também estão envolvidos.
Durante as reuniões do clero dos últimos meses, o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, insistiu que todas as paróquias e áreas pastorais rezassem a Novena de Natal, sobretudo no ambiente familiar, como uma oportunidade de reavivar as comunidades; contando com a ajuda da Pastoral da Comunicação (Pascom) para expandir o alcance desses momentos a mais pessoas, a fim de fomentar a oração em família, bem como a presença e a comunhão eclesial junto aos fiéis.
Todas as comunidades paroquiais da diocese receberam exemplares do livrinho, e uma versão em PDF foi disponibilizada, gratuitamente, no último dia 14 de dezembro, pelo Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2). Você pode baixar o subsídio em PDF clicando aqui.
A Novena de Natal traz orações, trechos bíblicos para momentos de reflexão e cânticos para a celebração em família. O livrinho também orienta os católicos a preparem com zelo e piedade o ambiente de encontro para os nove dias de reunião. O documento da CNBB Nordeste 2 propõe, ainda, que os participantes realizem um gesto concreto ao final da novena como “sinal da comunhão fraterna e da presença solidária dentro da comunidade”.
A edição deste ano foi preparada por 11 sacerdotes das quatro províncias eclesiásticas que compõem o Regional – Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Todo o trabalho foi coordenado pelo bispo emérito da Diocese de Palmares (PE), dom Genival Saraiva de França.
* Com informações da CNBB NE2