Formação contou com assessoria do Doutor em Liturgia, Padre Antonio Lelo
Nos dias 06 e 07 de agosto, todo o clero de Nazaré participou de uma Atualização Permanente no auditório do Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina (PE). Foram dois dias inteiros de profunda reflexão com padres, diáconos e seminaristas estagiários sobre a temática da iniciação à vida cristã.
A formação foi assessorada pelo Pedagogo e Doutor em Liturgia, Padre Antonio Francisco Lelo, que abordou e aprofundou as discussões acerca da “iniciação à vida cristã de estilo catecumenal”. Padre Francisco Lelo tem doutorado em Liturgia pelo Instituto de Liturgia da Espanha e trabalha na Editora Paulinas.
Segundo o assessor, a meta foi promover uma capacitação para o clero diocesano em torno dessa nova concepção de iniciação à vida cristã, buscando diferenciá-la daquele formato que se restringe a preparar para os sacramentos. “Nós sabemos que Batismo, Eucaristia e Crisma são os Sacramentos fundamentais do ser cristão; todos nós precisamos deles”.
E prosseguiu: “Mas se nós entendemos a iniciação cristã tendo em vista apenas a recepção daquele sacramento, isso empobrece muito, porque uma vez recebido o sacramento a gente se esquece da Igreja. E, no entanto, o objetivo não é unicamente receber o sacramento, mas assumir a nossa identidade, o nosso papel de ser cristãos na sociedade de hoje”, esclareceu.
Padre Lelo ressaltou que isso requer, de nós, uma nova concepção de catequese, de ser iniciado na fé cristã, de ser católico. E que, para se alcançar esse objetivo, muita coisa precisa ser mudada, uma vez que existe uma necessidade muito maior, hoje em dia, para jovens, adultos, e até mesmo crianças, de compreenderem e viverem a fé cristã por convicções, tornando-se verdadeiros cristãos, discípulos.
O bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que também participou do encontro formativo, convidou todos – padres, catequistas – a darem um novo impulso à iniciação cristã na Diocese de Nazaré: “Que possamos abraçar esse desafio importante para a nossa querida Diocese, de modo que todas as forças da iniciação cristã estejam de mãos dadas, interligadas, formando uma pastoral de conjunto”, destacou.
E concluiu reafirmando que todos os catequistas da Diocese – os de primeira eucaristia, de crisma, de preparação para o batismo e para o matrimônio – entrarão numa discussão, numa reflexão sobre o trabalho de iniciação à vida crista no estilo catecumenal.
Além das conferências centrais, a programação contou com celebrações eucarísticas e partilhas em grupos (divididos por Regiões Pastorais). A atualização permanente foi concluída na tarde de ontem (07), às 16h, após a leitura do calendário diocesano para este mês de agosto e o comunicado da ordenação diaconal de cinco seminaristas estagiários, marcada para o dia 29 de setembro, às 16h, na Igreja Catedral, em Nazaré da Mata (PE), durante a Celebração de abertura do Mês Missionário Extraordinário.