A “Live CNBB – Igreja no Brasil Painel” desta quinta-feira, 6 de maio, às 17h, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) transmitirá, ao vivo, em suas redes sociais (Facebook, Youtube e Twitter), vai refletir sobre o tema “Igreja em Saída? O que é isso?”, buscando compreender pastoral e eclesiologicamente esta expressão cunhada pelo Papa Francisco.
Participarão da conversa, como convidados, o bispo da diocese de Registro (SP), dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, e a Ana Maria Lemos, leiga que atua na arquidiocese de Vitória (ES), onde exerceu o serviço de secretária-executiva do Departamento Pastoral de 2009 a 2020. Ela é graduada em educação e em filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo e especialista em Pastoral em Saída pela Faculdade dos Jesuítas de Belo Horizonte (MG).
Segundo o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, a live vai buscar compreender a origem e a proposta eclesial contida na expressão “Igreja em saída”, uma Igreja de portas abertas, que inspira a possibilidade de um novo agir pastoral e permite uma constante saída para as periferias existenciais da humanidade.
Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel
O objetivo desta nova rodada das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Giovani Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. Estas lives pretendem ainda, segundo dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.
A metodologia, segundo explica dom Joaquim Mol, vai sempre buscar aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que diz os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco e levantar pistas de ação. As lives CNBB sempre buscarão a presença de um(a) convidado(a) especialista no tema e de pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial na realidade. Serão apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.
Fonte: CNBB