O bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, presidirá a missa de Corpus Christi na Catedral Diocesana, em Nazaré da Mata-PE, na tarde desta quinta-feira, às 16h. A celebração acontecerá sem a presença de fiéis, apenas o presidente, concelebrantes e as equipes de liturgia, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Facebook e Youtube). Após a santa missa, haverá um percurso motorizado com o Santíssimo Sacramento pelas principais ruas da comunidade paroquial, também sem a presença de fiéis e de outros veículos.
Corpus Christi na Diocese de Nazaré
Neste ano, tendo em vista as determinações complementares e mais restritivas do Governo do Estado de Pernambuco, conforme o DECRETO Nº 50.752, de 24 de maio de 2021, para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, bem como as orientações do bispo diocesano para a Solenidade de Corpus Christi na Diocese de Nazaré, divulgada em 29 de maio de 2021, as celebrações – em todas as paróquias, áreas e setores pastorais deste território diocesano – devem acontecer de forma virtual, sem a presença dos fiéis, somente o celebrante com as equipes de liturgia, não sendo permitida a realização de carreata com o Santíssimo Sacramento.
O documento sugere que várias missas podem ser celebradas ao longo do dia, com transmissão pelas redes sociais, e que após uma delas seja realizado um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, “com a possibilidade de uma pequena Procissão Eucarística no interior da própria Igreja ou em um carro ornamentado pelas principais ruas e bairros de cada cidade”.
A orientação é que apenas o carro ornamentado com o Santíssimo Sacramento percorra as ruas da cidade, sem a participação de outros veículos motorizados, nem mesmo com a Pascom, e que o momento seja encerrado com a bênção do Santíssimo Sacramento na Igreja. Todo o povo de Deus deve ser convidado a presenciar e acompanhar a passagem do Santíssimo Sacramento de sua própria casa (ornada com flores, vela acesa, toalha branca etc.), com a segurança necessária e cumprindo as indicações das autoridades sanitárias. E mais: “A Santa Missa e a procissão eucarística devem ser celebradas com intensa fé, pedindo ao Senhor que nos liberte desta pandemia”.
Papa: Corpus Christi seja presença e conforto no sofrimento de cada dia
“Que o Corpo e o Sangue de Cristo sejam para cada um de vocês presença e apoio em meio às dificuldades, sublime conforto no sofrimento de cada dia e garantia de ressurreição eterna”, disse o Papa.
Ao final da Audiência Geral desta quarta-feira (2), ao saudar os peregrinos de língua italiana presentes no Pátio São Dâmaso, no Vaticano, o Papa Francisco recordou a celebração de Corpus Christi desta quinta-feira (3).
“Queridos irmãos e irmãs, amanhã se celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo que, na Itália e em outros países, foi transferida para o próximo domingo. Que vocês possam encontrar na Eucaristia, mistério do amor e de glória, aquela fonte de graça e de luz que ilumina os caminhos da vida.”
No Vaticano, o Pontífice vai presidir a missa no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro no domingo, 6 de junho, com a presença limitada de fiéis, devido às restrições da pandemia. A transmissão ao vivo pelos canais do Vatican News, com comentários em português, começa às 17h30 na Itália, 12h30 no horário de Brasília.
* com informações do Vatican News
Imagem de capa: Pascom Nazaré