Os seminaristas maiores voltaram ao convívio do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Olinda-PE. O retorno aconteceu na última segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022, e foi marcado por uma celebração eucarística, às 18h30, presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Estavam presentes o reitor, Pe. Marisaldo Barbosa, o vice-reitor, Pe. Marcos Antônio, os seminaristas estagiários, alguns padres do clero diocesano e convidados.
Na ocasião, o bispo abençoou a capela, o ambão e o altar, onde são feitas as orações diariamente (santa missa, liturgia das horas, meditação, adoração ao Santíssimo Sacramento). A capela, que é o coração do seminário, passou por uma grande reforma. As obras começaram em 22 de fevereiro de 2021 e foram concluídas aos 09 de junho do mesmo ano.
Ao final da celebração, em nome de todos, o seminarista Wellington Miron dirigiu uma palavra de gratidão ao bispo diocesano, à equipe de formação e a todos os sócios e zeladores que integram a Obra das Vocações Sacerdotais (OVS), por todo o zelo, cuidado e carinho para com a formação dos futuros presbíteros, tanto no âmbito espiritual como na conservação do espaço físico.
A acolhida aos seminaristas aconteceu na parte da manhã. Após o almoço, eles se instalaram em seus quartos. Um momento importante, de recomeço, depois de dois anos em suas paróquias de origem, por causa da pandemia, estudando remotamente. As aulas na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) também já começaram, mas seguirão temporariamente de forma online.
Neste ano, a casa conta com 40 seminaristas: 25 no curso de Filosofia e 15 no curso de Teologia. “Pedimos a Nossa Senhora, Rainha dos Apóstolos, que abençoe todo esse novo ano de formação, para que tenhamos, assim como ela, olhos fixos no Mestre, Jesus Cristo”, expressou, em prece, o seminarista Pedro Vinícius.