Foi criada, na manhã desta segunda-feira (15/08), às 10h, na cidade de Vertente do Lério-PE, a Paróquia Nossa Senhora das Victórias. A missa solene, no dia da festa da excelsa padroeira, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que nomeou o padre Simeão Dantas como primeiro pároco da nova paróquia (provisão com validade de seis anos).
“Hoje é dia de festa, dia de alegria! Vertente do Lério ganha esta nova paróquia, a quadragésima paróquia da nossa querida Diocese de Nazaré”, externou o bispo diocesano.
A criação canônica da Paróquia Nossa Senhora das Victórias foi um marco para a referida comunidade eclesial. A cerimônia festiva contou com a presença de alguns sacerdotes e diáconos do clero diocesano, do diácono transitório Luiz Felipe (que exerce seu diaconato na nova paróquia), seminaristas, autoridades constituídas – dentre elas, o prefeito de Vertente do Lério, Renato Sales, e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Edson Farias –, e todo o povo de Deus que faz parte desta história de fé e devoção.
“Queridos irmãos e irmãs, aqui nos reunimos, no ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, para vivenciar este momento sonhado e desejado por tantos, que fazem e que fizeram parte da nossa comunidade eclesial”, expressou o padre Simeão no início da celebração.
Também no início da eucaristia solene, o chanceler da Cúria Diocesana, padre Tony Morais, fez a leitura do Decreto de Criação, que entrou em vigor na mesma data, por ocasião da instalação da nova paróquia e posse do seu primeiro pároco. Cópias do referido decreto serão enviadas às paróquias delimitantes para arquivamento. “Que floresça a vida eclesial missionária, alicerçada no anúncio do Evangelho e na celebração dos Sacramentos” (trecho do decreto).
Em sua homilia, no dia da festa da padroeira e da criação da nova paróquia, Dom Lucena descreve a paróquia como sendo uma “comunidade de comunidades”: “através de todas as suas atividades, a paróquia incentiva e forma os seus membros para serem agentes da evangelização, agentes missionários, missionárias. É comunidade de comunidades…”.
Referindo-se ao dinamismo e a missionariedade que a caracterizam, e recordando da necessidade de uma conversão pastoral (novo espírito, novo ardor), prosseguiu: “Sua missão é transmitir uma herança. Para transmitir a herança é preciso entregá-la pessoalmente, tocar na vida para quem você quer doar, transmitir essa herança de fé”.
Sobre Nossa Senhora das Victórias, padroeira da nova comunidade paroquial, o prelado disse: “esta nova paróquia viverá com a presença materna, carinhosa, providente, atuante da Virgem Santíssima, com o título Nossa Senhora das Victórias, ilustrada nas leituras da palavra de Deus que acabamos de ouvir. A Santíssima Virgem Maria é uma mulher santa e vitoriosa, entrou na glória na sua plenitude como criatura, como mulher, como mãe, como discípula missionária…”. Na ocasião, após a santa missa, também foi realizada a benção de uma imagem de Nossa Senhora das Victórias, colocada na praça que fica em frente à Igreja Matriz.
Ainda em seu discurso, Dom Francisco Lucena animou: “que não faltem lideranças nas nossas comunidades, comunidades urbanas, comunidades da zona rural. O Espírito Santo está presente, o Espírito Santo vem nos animar, vem nos impulsionar; Ele vem nos dizer: ‘Jesus espera que você seja alguém que o siga, que o ajude na missão’. A missão de Jesus continua na comunidade eclesial, na Igreja. A Igreja não tem uma missão dela; a Igreja tem a missão de Jesus. […] Nós temos que ser como uma Igreja que anuncia Jesus: caminho, verdade e vida”.
“Parabéns, Vertente do Lério, pela perseverança, por caminhar buscando sempre a alegria do Evangelho! E agora todos devem dizer: somos paróquia, paróquia que deve elevar a vida de todos através da ação evangelizadora e da missão de Nosso Senhor Jesus Cristo”, concluiu.
As comemorações deste dia festivo continuaram, à tarde, com a missa de encerramento, às 16h, presidida pelo padre Pedro Nascimento (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Nazaré da Mata-PE), coordenador diocesano de pastoral, seguida de procissão solene pelas principais ruas da cidade. Por fim, houve a bênção do Santíssimo Sacramento e, na sequência, um momento de louvor com o ministério de música Tempo de Graça.
Houve uma peregrinação com a imagem da santa padroeira por todas as comunidades, de 05/07/2022 a 05/08/2022, em preparação para este momento tão esperado. Na última reunião do clero, inclusive, aos 02 de agosto de 2022, o bispo diocesano reforçou: “é importante fazer algo diferenciado, não só de um dia, para que toda a comunidade sinta esse movimento, seja para a criação da nova paróquia ou da nova área pastoral”.
Já constam no Calendário Diocesano 2022 datas para a criação de mais uma paróquia e uma área pastoral: Paróquia de Casinhas (Nossa Senhora das Dores) – 15/09/2022; Área Pastoral de Angélicas (Nossa Senhora do Rosário) – 28/10/2022.
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS VICTÓRIAS
A Paróquia Nossa Senhora das Victórias, em Vertente do Lério – PE, no Agreste pernambucano, tem uma área total de 67,075 km², com os devidos limites territoriais do próprio município: NORTE: com o Estado da Paraíba (municípios: Santa Cecília e Umbuzeiro) – Diocese de Campina Grande-PB; SUL: com o município de Surubim-PE; LESTE: com o município de Casinhas-PE; OESTE: com o município de Santa Maria do Cambucá-PE.
A sede da Paróquia Nossa Senhora das Victórias está situada à Praça Nossa Senhora das Victórias, s/n, Centro, CEP 55760 – 000, Vertente do Lério – PE, com as seguintes comunidades: Vertente do Lério (sede), Alto do Rosário, Balança, Cajá de França, Cajá dos Batistas, Cajá dos Manteigas, Cajá dos Martins, Capoeiras, Chã do Gavião, Chã do Pavão, Covico, Embebedado, Gambá, Guaribas, Lages, Lagoa de Pedra, Lagoa Escondida, Macaco, Malembá, Mata Virgem, Pá Virada, Pedra Branca, Pedregulho, Salvador, Serra do Jardim, Tambor de Baixo, Tambor de Cima e Vermelho.
Fotos: Pascom Vertente do Lério