Num clima de muita alegria, a 2ª Jornada Diocesana dos Coroinhas (JDC), neste mês vocacional, reuniu uma multidão de crianças e adolescentes (entre 7 e 18 anos, conforme as normas diocesanas) das diversas paróquias, comunidades, áreas e setores pastorais na cidade de Nazaré da Mata-PE. O evento foi realizado ontem, 21 de agosto de 2022, e teve seu ponto máximo com a celebração eucarística, às 10h, na Igreja Catedral, presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
A santa missa foi concelebrada pelos padres Pedro Nascimento (pároco da Paróquia Catedral Nossa Senhora da Conceição) e Tony Morais (coordenador diocesano da Pastoral dos Coroinhas). Participaram, também, da celebração outros presbíteros e diáconos transitórios do clero diocesano, seminaristas, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, familiares e o povo de Deus. Toda a liturgia (acolhida, leituras, cantos etc.) foi assumida pelos coroinhas.
“Vocês, coroinhas, são ajudantes nas celebrações. A função de vocês é a do serviço do altar. Quando estão servindo, vocês não servem ao bispo, ao sacerdote, ao padre, mas vocês sevem ao próprio Deus, a Cristo, que é o centro de toda a nossa celebração. Como vocês são importantes, meus queridos coroinhas! […] Nós caminhamos juntos, em comunhão. […] Esta segunda jornada dos coroinhas e das coroinhas, na nossa diocese, acontece no domingo da festa, da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Nossa Senhora sobe aos céus de corpo e alma, entra na glória”, disse Dom Lucena em sua homilia.
Em suas últimas palavras, o bispo diocesano afirmou que os coroinhas e as coroinhas formam um grupo muito importante na Diocese de Nazaré, e que ser coroinha exige compromisso, responsabilidade. “Fazei tudo com amor: este serviço a Cristo; com zelo à Igreja. […] Participem das reuniões de formação. Não cheguem atrasados! Tenham aquela postura bonita. Na celebração, vocês dão testemunho de cristãos, de missionários; na celebração, vocês podem fazer tudo para Jesus. E todos estão vendo como vocês rezam, como vocês cuidam da celebração, como vocês caminham juntos, unidos. E queremos que todos os grupos da nossa diocese cresçam cada vez mais neste serviço do altar, na fé, na missão, na evangelização de nossas crianças, de nossos adolescentes”.
A 2ª JDC teve como tema: “Pão em todas as mesas”, em consonância com o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontecerá de 11 a 15 de novembro de 2022, na Arquidiocese de Olinda e Recife-PE. Como gesto concreto da JDC, todos os coroinhas levaram alimentos não perecíveis, que serão doados às pessoas e famílias mais necessitadas.
A programação começou, às 09h, com a acolhida e concentração na Igreja do Bom Jesus, seguida de um momento de louvor com integrantes do TLC (Treinamento de Liderança Cristã) e adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo diácono transitório João Júnior.
Na sequência, todos seguiram em caminhada para a Igreja Catedral, onde aconteceu a celebração eucarística, carregando a cruz missionária e a imagem de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas. Ao final da missa, houve a renovação do compromisso dos coroinhas e o envio missionário para as comunidades paroquiais.
“A Palavra para resumir tudo o que aconteceu é gratidão. Gratidão ao nosso Deus, que tem estado conosco em todos os momentos; ao nosso bispo diocesano, por todo apoio e dedicação; a todos da equipe diocesana, pelos trabalhos e amor no servir. Conseguimos realizar um grande sonho! Ser coroinha é estar a serviço: a serviço do altar e do próximo. Sirvamos sempre ao Senhor com alegria, sem esquecer de, em tudo, amar e servir”, expressou o padre Tony Morais.