Funcionários e padres da Diocese de Nazaré, que trabalham com o sistema financeiro e pastoral Curia Online, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 19 de outubro de 2022, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, para um momento formativo realizado por Ítalo Nogueira (contador) e Claudio Cavalcanti (advogado), da Arquidiocese de Natal-RN.
Este encontro presencial propôs-se a sanar algumas dúvidas e problemas existentes no tocante a utilização do sistema, bem como a fazer funcionar realmente a parte pastoral, ainda deficitária. Outras formações online já aconteceram, desde a implantação do novo sistema, em junho deste ano. Vídeos com instruções sobre a utilização do novo sistema também foram disponibilizados pela equipe do Curia Online.
Segundo o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que também esteve presente, a dimensão pastoral do sistema precisa dar passos concretos. Não se deve focar apenas na área financeira, pois o novo sistema integra essas duas realidades tão importantes e indispensáveis ao bom andamento da gestão das diversas paróquias, áreas e setores pastorais da diocese.
Na ocasião, funcionários e presbíteros homenagearam e cantaram os parabéns para Dom Lucena por ocasião do seu aniversário natalício (19/10). Foi lida uma mensagem e entregue um presente em nome de todos.
O primeiro momento foi conduzido pelo contador Ítalo Nogueira. Inicialmente, ele mostrou o passo a passo de como realizar o cadastro de fiéis e dizimistas, explicando que é possível gerar uma série de relatórios (individuais e gerais), desde que o sistema seja devidamente e periodicamente alimentado. “É possível ter um controle espetacular para realizar bem a sua gestão”, asseverou.
Ítalo propôs que os funcionários efetuassem os cadastros dos dizimistas, no sistema, até o final do ano, a fim de que em 1º de janeiro de 2023 já começassem a fazer os lançamentos. Também afirmou que é possível importar para o Curia Online dados que estejam em planilhas do Excel (se estiverem em Word, deve-se converter para Excel). Para tanto, faz-se necessário um tratamento e refinamento dessas informações. Basta enviar para o e-mail ([email protected]), que o suporte (contato: 44 99860-4915) faz esse trabalho de importação.
O contador tirou, ainda, algumas dúvidas pontuais, na dimensão financeira, sobre como realizar cuidadosa e adequadamente os lançamentos no Sistema Curia Online, anexando todos os documentos necessários de comprovação (fiscal e contábil) para cada receita ou despesa: recibos, boletos e notas fiscais. E garantiu: “no dia a dia, a gente vai adquirindo a prática do sistema”.
Em dado momento, após pausa para o lanche, Jailson Gomes (contador da Diocese de Nazaré) também dirigiu uma palavra aos presentes, pedindo, justamente, um pouco mais de atenção na hora de realizar os lançamentos, tendo em vista alguns erros que estão chegando ao escritório de contabilidade (códigos trocados, falta de anexos/comprovantes), sem falar nos atrasos. “Algumas formações já aconteceram, mas as coisas ainda não têm melhorado. Se tiverem dúvidas, podem perguntar ao pessoal do escritório. Contem conosco para minimizar os erros nos lançamentos”, disse.
As orientações sobre a parte pastoral foram dadas pelo advogado Claudio Cavalcanti, que já começou afirmando que a maior parte do atendimento ao fiel, a partir de agora, acontecerá por meio do novo sistema implantado. Sua explanação focou os registros de batismo e o processo matrimonial que, segundo ele, é um processo complexo, já que prevê uma série de atos (ato de habilitação, ato celebrativo, ato administrativo).
Claudio explicou que tanto o batismo quanto o matrimônio requerem uma preparação. Esse “curso preparatório”, portanto, deve ser devidamente planejado junto à equipe responsável. É possível, inclusive, emitir comprovantes de participação, certificados e uma série de outros documentos, com modelos já prontos no sistema. E lembrou: “Todo documento emitido pela Igreja Católica tem validade de um ato estatal”.
Sobre isso, Dom Lucena aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de todos esses registros e documentos estarem com os dados completos das pessoas, a fim de se evitar qualquer problema referente à falsidade ideológica; e pediu a atenção dos padres e secretários a esse respeito. “Muitas vezes encontramos informações nas entrelinhas”, pontuou.
O bispo diocesano também recordou que aquilo que se recebe após o batismo é uma lembrança e não a certidão, uma vez que a certidão de batismo tem finalidade própria e validade de seis meses.
Na parte da tarde, após o almoço, ficaram apenas alguns funcionários para tirar dúvidas particulares de suas respectivas comunidades paroquiais, tanto na dimensão financeira como na pastoral.