O bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, presidiu a santa missa em comemoração aos 100 anos do Colégio Santa Cristina (Rede Damas Educacional), em Nazaré da Mata-PE. A celebração aconteceu na manhã do dia 31 de março de 2023, às 09h, na quadra de esportes do colégio.
Participaram da eucaristia o bispo auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio (ex-aluno da escola), alguns membros do clero diocesano e sacerdotes religiosos; a a Superiora geral das Religiosas da Instrução Cristã (RIC), Ir. Eulalia Maria, a Superiora Provincial, Ir. Cleonice Aparecida dos Santos, Sandra Pacheco – Diretora do Colégio Santa Cristina, toda a Comunidade Religiosa, bem como alunos, beneficiários, familiares, educadores e colaboradores da referida instituição de ensino.
A programação começou às 6h, com uma alvorada festiva. Depois, às 8h, houve um momento cívico, com o hasteamento dos pavilhões e a participação da Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena (Capa Bode). Em seguida, às 8h30, saída do cortejo celebrativo (bispado, padres, religiosas e comunidade Santa Cristina) da Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata, até o local da celebração.
Em sua homilia, Dom Lucena refletiu sobre o significado e o papel desta instituição de ensino da Igreja. “No sábado passado (25/03), celebramos, com gratidão a Deus, os 200 anos do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, um carisma bicentenário. Hoje, celebramos os 100 anos deste Colégio Santa Cristina, fruto do carisma brotado no coração generoso e humilde de Madre Agathe, desejando consagrar-se inteiramente à juventude, ao ensino regular e expandir, para toda a humanidade, o amor de Cristo mestre e bom pastor. Manifestar a todos a face do Cristo Educador”.
Na Diocese de Nazaré, criada em 1918, chega seu primeiro Bispo Diocesano, Dom Ricardo Ramos de Castro Vilella, que luta e consegue contar com a educação religiosa nesta diocese, sendo fundado o Colégio Santa Cristina em 1923 (precisamente aos 23 de janeiro de 2023), tendo como carisma: “Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à Juventude”. Nutrindo a missão de formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, acolhendo a face atual do Cristo educador para construir uma sociedade sustentável.
Dentre os valores cultivados pela Rede Damas Educacional, o prelado citou: “a promoção do conhecimento científico e a pesquisa; o respeito e acolhimento à pessoa humana como imagem e semelhança de Deus; tudo fazer bem com amor e alegria, competência e ousadia; diálogo, escuta e discernimento; educar com firmeza e afeto. Este Colégio oferece uma educação infantil, o ensino fundamental e médio, transformando a vida de crianças e adolescentes”.
Por fim, dirigindo às RIC, o bispo de Nazaré disse: “Reverendas Religiosas da Instrução Cristã à semelhança da Madre Agathe, para que muitos centenários sejam celebrados, tenham coragem, espírito de fé e obediência, acolhida afetuosa, dedicação, zelo, ousadia missionária, perseverança, discernimento aos sinais dos tempos, abertura ao novo, coerência de vida, determinação e transparência no agir. Entreguemos a Jesus o que nos pesa e recebamos em nossos ombros o jugo suave e leve do Evangelho. Sejamos mansos e humildes de coração, com Jesus e como Jesus. Parabéns, Colégio Santa Cristina! 100 anos: aprendendo e transformando, juntos!”.
Ao final da celebração, foram realizados alguns pronunciamentos, agradecimentos, homenagens, apresentações e foram cantados o hino do colégio e os parabéns.
Na parte da tarde, às 14h, houve uma programação especial para os alunos do colégio, aberta também a toda a comunidade educativa local, a juventude das instituições de ensino da região, grupos jovens da diocese e público em geral. Foram realizados momentos de louvor e partilha, com a participação do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e missionários da Comunidade Católica Missionária Crux Sacra, encerrando com um momento de adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, com a presença do bispo diocesano.
Fotos e imagem de capa: CSC – Rede Damas Educacional