O Mosteirinho e Espaço Cultural Reconciliação, juntamente com a Comissão para a Cultura e Educação da Diocese de Nazaré, lançaram, no último dia 25 de julho de 2023, Dia Nacional do Escritor, o II Concurso de Texto para Teatro, com a temática “Reconciliação”, motivando as pessoas a escreverem “diálogos improváveis, mas possíveis de existirem cenicamente, entre pessoas, coisas ou seres […] na perspectiva de uma convivência plausível e reconciliada, por um mundo melhor”.
A grande motivação para a escolha do tema foi a comemoração dos 25 anos (Jubileu de Prata) do Mosteirinho e Espaço Reconciliação, localizado na cidade de Limoeiro-PE, ambiente que, ao longo desses anos, tem buscado unir o humano, o sagrado e a natureza, num convite à integralidade do ser, por meio de encontros pessoais e em grupo, eventos, apresentações artísticas, em um universo voltado à cultura e à fé.
Outras bases importantes deste II Concurso são os ideais do Papa Francisco, no que se refere à “cultura do encontro e do cuidado para vencer a indiferença”, bem como o Pacto Educativo Global — na tentativa de construir uma aliança entre escola, família e sociedade, com vistas ao desenvolvimento integral da pessoa — e a Campanha da Fraternidade 2024, que também traz o tema “Fraternidade e amizade social”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
O primeiro concurso, realizado em 2020/2021, teve como tema “Tensões em diálogo por um mundo melhor”. O texto vencedor, “No Futuro de Volta para o Passado”, de autoria da professora Cristina Aparecida Zaniboni Antonelli, de São Paulo, foi escolhido entre trinta e seis textos válidos inscritos, e teve como prêmio a montagem do espetáculo e a edição do livreto, conforme o regulamento.
Este II Concurso de Texto para Teatro, com o tema “Reconciliação”, conta com o apoio da Diocese de Nazaré, através do seu bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e da Comissão Diocesana da Cultura e Educação, coordenada pelo padre José
Ramos da Silva.
As inscrições começam no dia 13 de setembro de 2023 e seguem até às 19h do dia 31 de maio de 2024. Para se inscrever o candidato deverá enviar um texto inédito, ou seja, que nunca tenha publicado ou encenado. Prêmios: edição em livro e montagem cênica do texto vencedor. Confira o regulamento aqui!
A obra deverá ser anexada à inscrição online, cujo formulário está disponível no site: www.espacoreconciliacao.com