O mês missionário (em outubro) e as assembleias (regionais e diocesana) de pastoral foram as pautas de destaque da reunião do clero deste mês de setembro, que aconteceu na manhã da última terça, 5 de setembro de 2023, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE,
Na ocasião, marcou presença o secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), padre Genilson Sousa (Diocese de Nazaré), para falar um pouco sobre a natureza e estrutura das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e animar os presentes acerca da Campanha Missionária no mês de outubro.
As POM são organismos oficiais da Igreja Católica, vinculados ao Dicastério para a Evangelização, que têm como objetivo “promover o espírito missionário universal no seio do povo de Deus” (Congregação para Evangelização dos Povos, Cooperatio Missionalis, 5).
Integram as POM quatro obras pontifícias; cada uma delas, na sua especificidade, traz um benefício para a Igreja: o de redescobrir a fé, uma fé cuja natureza é missionária e universal. São elas: POPF (a qual estão ligadas a Juventude Missionária, Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos missionários), Infância e Adolescência Missionária (IAM), Pontifícia União Missionária, Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo.
“A Igreja deve crescer na missionariedade; as Igrejas particulares devem crescer no ardor missionário”, disse o padre Genilson.
Ele afirmou que a presença das POM nas Igrejas locais é de suma importância, e elencou algumas ações para fomentar a cooperação missionária em todas as (arqui)dioceses: promover as vocações missionárias, nomear um sacerdote para promover eficazmente as atividades em favor das missões, celebrar o dia anual das missões e realizar a contribuição para a Campanha Missionária.
“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária de 2023, cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús, é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35).
A cada ano, no mês de outubro, as Pontifícias Obras Missionárias organizam a Campanha Missionária com a finalidade de promover a animação e cooperação missionária. Todas as arquidioceses, dioceses e prelazias recebem subsídios produzidos de animação missionária: Novena Missionária, vídeos com testemunhos missionários, cartaz, oração missionária e envelope para a coleta missionária (todos esses materiais foram entregues também durante a reunião do clero e estão disponíveis também em PDF para serem compartilhados, replicados).
A coleta é realizada no penúltimo final de semana de outubro (21 e 22), no Dia Mundial das Missões. De todo o recurso obtido, 80% destina-se à Congregação para a Evangelização dos Povos, em Roma, a qual faz circular um fundo universal de caridade, mantendo 1.050 Igrejas particulares, nas periferias mais necessitadas do mundo.
“A Campanha Missionária é uma oportunidade que deve ser aproveitada. Devemos aproveitar esses momentos para não nos fecharmos, mas nos empenharmos ainda mais em nossos trabalhos de evangelização. Não se limitar apenas ao Conselho Missionário Paroquial (COMIPA); a Campanha Missionária deve acontecer e integrar toda a comunidade paroquial, chegar aos confins das paróquias, das comunidades, da diocese. Que tenhamos um mês missionário movimentado de oração e participação”, instruiu e animou o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
O assistente do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), padre Simeão Dantas, informou, ainda, que no próximo sábado, 9 de agosto de 2023, haverá uma formação no CDP para os COMIPAs e lideranças pastorais, com o objetivo de animar o mês missionário na diocese. O padre Genilson Sousa também estará presente.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS E DIOCESANA DE PASTORAL
O coordenador diocesano de Pastoral, padre Pedro Nascimento, recordou que as assembleias das regiões pastorais devem acontecer até o dia 30 de setembro de 2023, como um caminho preparatório para a Assembleia Diocesana de Pastoral, que será realizada em 27 de outubro de 2023, sexta-feira, no Centro Diocesano Pastoral, e refletirá sobre diocesaneidade, com fins a criar uma cultura de comunhão e a vencer os individualismos e isolamentos.
Como não será criado um novo plano, visto que se aguardará o documento final do Sínodo dos Bispos, deve-se, nas assembleias regionais, retomar o plano pastoral por inteiro, a fim de se elencar três ações que não foram realizadas ou bem vivenciadas nos últimos anos, com enfoque especial para a missão, catequese (iniciação à vida cristã), dimensão social e comunicação social. Para participar desses momentos: quatro representantes leigos por paróquia ou área pastoral; padres, diáconos, um representante da vida religiosa e das novas comunidades por comunidade paroquial.
Em vista do Jubileu da Encarnação do Verbo 2025, a Diocese de Nazaré, por meio do Conselho Diocesano de Pastoral (CODIP), está organizando uma série de lives (uma a cada mês, sempre às 19h30, pelo canal no Youtube da diocese) para estudar alguns documentos da Igreja. A primeira aconteceu no dia 16/08 (SACROSSANCTUM CONCÍLIUM – Pe. Marcos Antonio). Segue o cronograma das lives que ainda vão acontecer: 19/09 (LUMEN GENTIUM – Pe. Aluísio Ramos), 17/10 (DEI VERBUM – Pe. Romário Silva), 21/11 (GAUDIUM ET SPES – Pe. Ivan Alves, SDB).
Outros informes do padre Pedro: eleger dois participantes leigos de cada paróquia para a Assembleia Diocesana de Pastoral; escolher um padre adjunto ao coordenador da região pastoral; apresentar um leigo e um adjunto para representar o regional (trazer já para a assembleia diocesana).
COMUNICADOS DO BISPO DIOCESANO
– MÊS DA BÍBLIA: “O subsídio é a própria Palavra de Deus, a Carta aos Efésios; temos o material em mãos: a Bíblia e o folheto litúrgico ‘Igreja em Oração’ (Semanário Litúrgico-Catequético) que traz, na quarta página, a coluna ‘IGREJA NO BRASIL’ – Mês da Bíblia 2023, uma reflexão (extraída do Texto-Base) sobre a Carta aos Efésios. As pessoas têm em mãos esse material; é só preciso trabalhar”, disse Dom Lucena, insistindo que é preciso motivar o conhecimento da Sagrada Escritura, “oportunidade de as pessoas manusearem a Bíblia, bem como o próprio folheto litúrgico usado nas celebrações”;
– NOVENAS DE NATAL: foi passada uma lista para que os padres presentes informassem a quantidade para a realização dos pedidos das novenas de Natal;
– ENERGIA SOLAR: as paróquias que aderiram à energia solar devem separar e entregar cópias das contas de luz deste mês de setembro (atualizadas) para uma revisão. A equipe da energia solar estará presente na próxima reunião do clero, em outubro;
– 7 DE SETEMBRO: cada paróquia e área pastoral deve celebrar a eucaristia neste dia pela pátria;
– CONSER E 58ª ASSEMBLEIA PASTORAL REGIONAL: o Conselho Episcopal Regional (CONSER) acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro de 2023, em Lagoa Seca-PB – Dom Francisco Lucena estará presente; o padre Paim (representante da CRB) também participará da última reunião do CONSER, no último dia. A 58ª Assembleia Pastoral Regional acontecerá logo em seguida, de 26 a 28 de setembro de 2023, no mesmo local; além do bispo diocesano e do padre Paim, participarão: padre Pedro (coordenação diocesana de pastoral), padre Aluísio (representante do clero) e mais dois leigos: Luis Souza (Umari) e Jair Nascimento (Comunidade Crux Sacra);
– DIRETORES ESPIRITUAIS DO ECC: 22 presbíteros da Igreja Particular de Nazaré participaram do encontro para diretores espirituais do Encontro de Casais com Cristo (ECC), nos dias 28 e 29 de agosto de 2023, em João Pessoa-PB. “A diocese foi bem representada; são os diretores espirituais que mantêm o ECC vivo nas paróquias. Enfatizou-se, ainda, a necessidade de se manter a fidelidade e dinâmica do documento nacional”, partilhou o padre Pedro;
“Esses momentos são importantes para acompanhar as novidades e tirar as dúvidas, uma vez que o pároco ou vigário paroquial exercem o papel de diretores espirituais do ECC. Por isso, precisa haver essa sintonia, esse cuidado e conhecimentos necessários para se caminhar em comunhão”, disse o bispo. E insistiu: “o ECC, como a catequese, tem que acontecer anualmente. Adiar, espaçar demais acaba matando a paróquia”.
– SISTEMA CURIA ONLINE: referente ao dízimo, fazer a migração de todos os dizimistas para o sistema, a fim de facilitar a organização, a prestação de contas (a contabilidade);
– NOVA ÁREA PASTORAL: no dia 20 de setembro de 2023 (quarta-feira) haverá uma reunião na Igreja de São João Batista, a fim de dar encaminhamento aos trâmites para a criação da nova área pastoral em Lagoa de João Carlos, em Frei Miguelinho-PE;
– COORDENAÇÕES PASTORAIS: o padre Magno Anacleto é o novo coordenador da Pastoral Sobriedade; e o padre Hugo Estêvão assumiu a coordenação diocesana do Setor das Pastorais Sociais;
– PASTORAL DA SAÚDE: de 6 a 8 de outubro de 2023, acontecerá XIV Congresso de Humanização da Pastoral da Saúde Regional CNBB NE2, em Palmares-PE. A Diocese de Nazaré pretende enviar uma representação com pessoas das paróquias São José (Carpina) e Divino Espírito Santo (Paudalho), ligadas à referida pastoral, mais um irmão da Congregação de Santa Cruz com experiência na área. “Se algum padre tiver interesse e disponibilidade para participar, basta contatar-nos”, disse o prelado;
– CONSELHO PRESBITERAL: foi anunciada a nova composição, já em vigor, do Conselho Presbiteral da Igreja de Nazaré: Membros eleitos pelos Presbíteros (cf. cân. 497, n. 1º): Pe. José Edson Alexandre Ferreira; Pe. Romário José da Silva; Pe. Diego Roberto da Silva. Membros natos em razão do ofício que exercem (cf. cân. 497, n. 2º): Pe. Antonio Inácio Pereira – Vigário Geral; Pe. Aluísio da Silva Ramos – Representante do Clero; Pe. Pedro Francisco do Nascimento – Coordenador Diocesano de Pastoral. Membros escolhidos pelo Bispo (cf. cân. 497, n. 3º): Pe. Ailton Correia Maciel; Pe. José Cleiton Barbosa; Pe. José de Souza Paim, CSC.
OUTRAS COMUNICAÇÕES
– LITURGIA: “Sacrosanctum Concilium 60 anos: desafios e perspectivas pastorais” será o tema do VI Congresso Regional de Liturgia (Congrelit) da CNBB NE2, que acontecerá de 12 a 15 de outubro de 2023, na cidade de Cajazeiras-PB. Dois padres da Diocese de Nazaré (padre Marcílio Emmanuel, coordenador diocesano da Pastoral da Liturgia, e o padre Julio César) e três leigos estarão participando. Um questionário (sobre a Sacrosanctum Concilium) foi enviado a todas as paróquias, para ser respondido pela coordenação paroquial de liturgia, e deve ser entregue até o dia 30 de setembro do corrente ano para a equipe diocesana organizar o material a ser usado no evento;
– CÂMARA ECLESIÁSTICA: pedidos de declaração de nulidade dos casamentos só serão aceitos até 15 de outubro de 2023; quem tiver alguma demanda, entrar em contato com a Cúria Diocesana;
– CULTURA E EDUCAÇÃO: foram entregues, na reunião do clero, os livretos organizados pela Comissão Diocesana da Cultura e Educação como “algo concreto para a comunicação com as escolas e GREs dentro dessa dimensão da cultura e educação”, disse o padre José Ramos (coordenador da referida comissão);
* Na manhã do dia 29 de outubro de 2023, domingo, haverá o segundo encontro de espiritualidade católica para professores no Mosteirinho e Espaço Reconciliação, em Limoeiro-PE.
– APOSTOLADO DA ORAÇÃO: no dia 8 de outubro de 2023, domingo, o evento Vinde a Mim reunirá membros do Apostolado da Oração – Rede Mundial de Oração pelo Papa, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE; haverá palestras, louvor, adoração, encerrando com a santa missa presidida pelo bispo diocesano, às 14h.