Em reunião com o Conselho Presbiteral nesta sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, tratou de algumas pautas, dentre elas as primeira transferências e nomeações de presbíteros deste ano, já divulgadas (conferir aqui).
Também foram discutidas questões referentes à ordenação presbiteral, neste ano, dos diáconos ordenados em 25 de novembro de 2023: Diác. João Firmo Barbosa Neto (designado para a Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Condado-PE), Diác. Leandro Gomes da Silva (designado para a Paróquia N. Sra. do Rosário, Camutanga-PE), Diác. Paulo José de Santana (em missão na Paróquia São João Batista, em Cujubim-RO) e Diác. Robson Albuquerque da Silva (em missão na Paróquia N. Sra. Aparecida, em Machadinho D’Oeste-RO).
Outro assunto abordado foi a criação da nova Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Guadalajara, Paudalho-PE, prevista para maio de 2024; além da criação das seguintes áreas pastorais:
– Área Pastoral São Severino, em Matinadas, Orobó-PE, prevista para o mês de novembro de 2024;
– Área Pastoral Sapucaia, em Timbaúba-PE, brevemente, uma vez que o padre Ailton Maciel foi nomeado vigário paroquial da Paróquia N. Sra. das Dores, de Timbaúba, designado especificamente para a futura área pastoral, justamente com a finalidade de ir realizando os preparativos.
Na ocasião, ainda, o padre Rafael Alves, eleito por votação para o Conselho Presbiteral, assumiu a vaga deixada pelo Pe. José Edson, que foi escolhido como representante do clero, com assento já garantido no referido conselho.