O bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, está participando da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que começou na quarta-feira (10) e segue até o dia 19 de abril (sexta-feira), no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida-SP.
Este encontro anual reúne todos os membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para tratar de questões importantes relativas à fé, à missão da Igreja e aos desafios que a sociedade contemporânea enfrenta.
Quem conduz o retiro dos bispos este ano, dentro da programação do evento, é o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.
A temática central da assembleia é: “a realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora”. Há mais três temas prioritários (Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025 e Juventude) e assuntos diversos que serão discutidos em virtude da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL).
Outros 18 temas e informes também estão na pauta da programação da assembleia dos bispos: Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Gestão, Inteligência Artificial, Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho, Comissão Comunhão e Partilha, Colégio Pio Brasileiro, Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e o projeto Igrejas Irmãs, Ministérios Laicais, Estatuto e Regimento da CNBB, Comissão para a Causa dos Santos, Comissão Especial para a Amazônia, Congresso Missionário Nacional, Acordo Brasil-Santa Sé, COP 30, Comissão Especial para os Bispos Eméritos, Eleições Municipais, Campanhas e Organismos do Povo de Deus.
A Assembleia emitirá, ainda, quatro mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao povo brasileiro e ao povo católico.
Em fala, o núncio apostólico do Brasil, dom Giambattista Diquattro, relatou que a Assembleia é sempre uma “escola privilegiada da ação do Espírito Santo” e que “o episcopado brasileiro trabalha com ardor e empenho determinado para que o Evangelho seja conhecido, amado e vivido” no território brasileiro.
A Diocese de Nazaré convida todos os fiéis a se unirem em oração pelo êxito da 61ª edição da Assembleia Geral da CNBB.
* Informações e fotos: CNBB