Neste mês mariano, foi criada, na noite do dia 24 de maio de 2024, às 19h30, a primeira paróquia dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora no território diocesano de Nazaré. A referida comunidade paroquial está localizada no distrito de Guadalajara, em Paudalho-PE, e conta com a assistência da Congregação de Santa Cruz (CSC). Na ocasião, foi empossado o seu primeiro pároco, o padre José de Souza Paim, CSC.
A missa de ereção canônica aconteceu após a procissão e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Participaram da celebração alguns presbíteros e diáconos do clero diocesano, bem como da referida congregação (dentre eles o padre Severino, que já foi administrador paroquial de Guadalajara; e o diácono José Júnior, que reside atualmente no distrito citado), religiosas e religiosos, MESCs, coroinhas, lideranças das comunidades eclesiais missionárias, representantes de movimentos e pastorais e fiéis em geral. Estiveram presentes, também, algumas autoridades constituídas (vereadores e secretários municipais – dentre eles o vereador Júnior).
No início de sua homilia, o prelado recordou que “a paróquia, como comunidade de comunidades, é presença eclesial para caminhar juntos, na sinodalidade, na comunhão, na escuta da Palavra, no crescimento da vida cristã. Através de todas as suas atividades, a paróquia incentiva e forma os seus membros para serem agentes da evangelização. […] Que toda a comunidade tenha esta consciência da missão!”.
E prosseguiu: “esta nova paróquia viverá com a presença materna, carinhosa, providente e atuante da Virgem Santíssima”. Ao se referir a Nossa Senhora Auxiliadora, invocada como auxílio dos cristãos nas grandes tribulações e aflições, o prelado falou que é preciso aprender, com Maria, a estar sempre com Jesus e a fazer tudo o que seu filho disser. E, citando Dom Bosco, fundador dos salesianos, concluiu: “A festa de Maria Auxiliadora deve ser um prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos, no paraíso”.
Na ocasião, a leitura do decreto de criação e da provisão do primeiro pároco foi feita pelo padre Tony Morais, chanceler do bispado. Após a leitura, o padre José Paim recebeu, das mãos do bispo diocesano, a provisão de primeiro pároco da nova paróquia. Após a homilia, Pe. Paim realizou sua profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja, em que prometeu “conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica” e desempenhar, com diligência e fidelidade, “os ofícios pelos quais estou [está] ligado em função da Igreja”.
Ao final da santa missa, o pároco recém-empossado externou sua gratidão a Deus e a todos os que contribuíram, direta ou indiretamente, para esse acontecimento: “depois de uma longa caminhada, sustentados pela graça de Jesus, que nunca nos abandona, chegamos aqui. Hoje, cheios de alegria, nós podemos dizer que somos paróquia. Deus seja louvado pela vida de cada um que colaborou para a realização deste momento!”.
E motivou: “continuemos avançando na missão que nos é confiada a cada dia, sendo Igreja em comunhão com a Igreja, com o Papa Francisco, o nosso bispo Dom Francisco Lucena e nossa amada Diocese de Nazaré. Vivamos sempre nesta bonita sinodalidade!”. Também agradeceu à Congregação de Santa Cruz, na pessoa do Ir. Ronaldo (superior), pela missão confiada, aos religiosos que lhes antecederam, bem como às autoridades civis, na pessoa do prefeito Marcelo, por todo apoio que foi dado.
A igreja matriz segue em construção (falta muita coisa: forro, pintura, iluminação, altar; além de salas, secretaria paroquial e torre, que também estão no projeto, dentre outros), mas as atividades litúrgicas (celebrações, sacramentos) da nova paróquia já serão realizadas no local. A antiga matriz passou a ser uma capela consagrada ao Sagrado Coração de Jesus.
“Estamos com mais de 50% pronto. Iremos caminhando para finalizar, e não queremos parar. Contamos ainda com a ajuda de todos”, declarou o bispo diocesano, que informou que a paróquia recém-criada viverá outro momento marcante no mês de agosto deste ano, com a ordenação do diácono José Júnior, CSC. Após a santa missa, houve um show com o ministério de música da Comunidade Obra de Maria.
PARÓQUIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA – GUADALAJARA – PAUDALHO-PE
A Paróquia N. Sra. Auxiliadora, situada à Rua Castelo Branco, 100, Guadalajara, CEP 55.825-000, Paudalho – PE, tem os seguintes limites territoriais: NORTE: com os municípios de Araçoiaba-PE e Abreu e Lima-PE; SUL: com o município de Chã de Alegria-PE; LESTE: com os municípios de São Lourenço da Mata-PE e Camaragibe-PE; OESTE: com a PE-040 (coordenadas: -7.972020, -35.206144; -7.917410, -35.166374) e Estrada Vicinal (coordenadas: -7.917410, -35.166374).
A referida paróquia compreende as seguintes capelas e comunidades: Igreja Matriz N. Sra. Auxiliadora (Sede – Guadalajara), Capela Sagrado Coração de Jesus (Guadalajara), Capela N. Sra. da Conceição (Guadalajara), Capela São José (Chã de Capoeira), Capela N. Sra. da Conceição (Avimalta), Capela São Gonçalo (Usina Mussurepe), Capela Santa Rita de Cássia (Pirassirica), Capela N. Sra. das Dores (Chã de Cruz), Capela Santa Luzia (Chã Alegre), Capela N. Sra. de Fátima (Rodrízio), Capela Santo Expedito (Barragem do Goitá), Comunidade N. Sra. Aparecida (sem capela), Comunidade Tabaruna (sem capela) e Comunidade São Francisco de Assis – Condomínio Privê das Jaqueiras (sem capela).
Confira alguns registros (fotos de Daniel):