A arquidiocese de Olinda e Recife (PE) apresentou a programação do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), marcado para 11 a 15 de novembro, no território da Igreja pernambucana. Na segunda-feira, 11 de abril, foi realizada uma entrevista coletiva para divulgação das atividades e a cerimônia de bênção do local onde funcionará a “Casa do Pão”, legado do evento, que será voltado para acolhida e apoio a pessoas em situação de rua.
O tema proposto para esta 18ª edição do CEN é “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. A expectativa é que o evento conte com a participação de 300 bispos e de cerca de mil padres de todo o Brasil.
Programação
O Congresso contará com celebrações eucarísticas, simpósio teológico, catequeses públicas, feira católica, procissões, exposições e apresentações culturais. Essas atividades vão ser celebradas em lugares significativos de Olinda e de Recife, como a igreja catedral no Alto da Sé, no pátio da Basílica do Carmo, no Centro de Convenções, no Marco Zero, no Teatro de Santa Isabel e no Parque Dona Lindu.
Também as paróquias receberão eventos durante os dias de Congresso, como celebrações da Primeira Comunhão, catequeses e visitas missionárias.
São cinco dias de eventos com várias atividades previstas. Confira aqui como será cada dia.
As inscrições para o 18º Congresso Eucarístico Nacional estão abertas e podem ser feitas através do site do evento. Entre as opções disponíveis estão as inscrições para público em geral e para bispos, padres e diáconos.
O Simpósio Teológico, com conferências e oficinas visando o aprofundamento da fé católica a partir do texto-base, também está com as inscrições abertas (clique aqui e inscreva-se). Esta é a única modalidade paga de todo o Congresso, ao valor de R$ 108, com direito ao certificado.
Casa do Pão
A bênção do espaço onde funcionará a Casa do Pão foi conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido. O local será inaugurado no dia 15 de novembro, ao final do CEN, e vai oferecer à população mais carente da região refeições, banheiros femininos e masculinos, lavanderia, restaurante-escola, assistência médica e jurídica, qualificação profissional, direcionamento espiritual, capela e outros serviços.
Recordando o legado do primeiro Congresso Eucarístico sediado na cidade do Recife, em 1939, a Igreja do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, dom Fernando destacou o caráter caritativo do marco desta edição: “Pensando na dura realidade do país, decidimos deixar como legado um serviço que desse aos irmãos mais sofridos um mínimo de bem-estar e dignidade, como alimento, higiene e atenção”.
“O nome ‘Casa do Pão’ reforça o tema do Congresso (Pão em todas as mesas) e remete a Jesus que se dá na Eucaristia”, explicou dom Fernando.
Fonte: CNBB NE2