Foi criada, na noite do dia 10 de março de 2023, sexta-feira, às 19h, a Área Pastoral São José, no Distrito de Murupé, em Vicência-PE, que há anos estava como um setor pastoral e um número crescente de habitantes. A missa de criação aconteceu na abertura do novenário em honra ao excelso padroeiro e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Na ocasião, tomou posse como administrador paroquial o padre Ednilzo José da Silva (Pe. Ivo).
Estavam presentes alguns presbíteros do clero diocesano: Pe. João Santana (Paróquia Sant’Ana – Vicência – PE), Pe. Antonio Inácio (Paróquia São Sebastião – Surubim – PE), Pe. Francisco Valdemar (Paróquia N. Sra. do Bom Parto – Buenos Aires – PE), Pe. José Cleiton (Paróquia São Vicente Férrer – São Vicente Férrer – PE), Pe. José Edson (Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Goiana – PE), Pe. Luiz Jorge (Paróquia São Sebastião – Machados – PE), Pe. Marcos Antonio (Área Pastoral N. Sra. do Rosário – Povoado Angélicas – Vicência – PE), Pe. Pedro Nascimento (Paróquia Catedral N. Sra. da Conceição – Nazaré da Mata – PE) e Pe. Tony Clebyson (Paróquia N. Sra. do Rosário – Camutanga – PE).
Participaram, também, da celebração o prefeito de Vicência Guilherme Nunes, o vice-prefeito Eder Oliveira, o presidente da Câmara Municipal Gerson Neinho (de Murupé), os vereadores Josenildo Amorim e Irmão Caroca, o deputado estadual Cléber Chaparral e sua esposa, a Sra. Juliana Chaparral, prefeita de Casinhas, além de fiéis da comunidade local.
Para atender às necessidades espirituais do povo de Deus, a recém-criada Área Pastoral São José, com sede à Rua Rigomero Fragoso, s/n, Distrito de Murupé, CEP 55850-000 – Vicência-PE, foi desmembrada totalmente da Paróquia de Sant’Ana, da cidade de Vicência, e tem os seguintes limites: ao Norte, com a PE-074 (Vicência); ao Sul, com o município de Limoeiro; a Leste, com a VPE-092 (Entrada PE-074 – Vicência – Borracha) e a Oeste, com os municípios de São Vicente Férrer (Siriji) e Bom Jardim, na Região de Desenvolvimento: Mata Norte.
A nova área pastoral compreende, assim, os sítios, comunidades e capelas que estão dentro dos limites assinalados: Mãe Rainha – Sítio Novo; Capela N. Sra. de Fátima e Capela São Sebastião – Povoado Borracha; Capela São José – Sítio Bom Viver de Cima; Igreja São José e Capela N. Sra. das Dores – Distrito de Murupé.
A Área Pastoral é “uma determinada comunidade de fiéis na Igreja Particular, confiada a um Sacerdote como o pastor próprio, ainda não erigida como Paróquia por circunstâncias especiais” (cf. cân. 516 §§ 1 e 2).
“Recomendamos aos fiéis da nova Área Pastoral que assumam com fé e responsabilidade todo o processo pastoral e missionário que nela se desenvolverá, fazendo dela modelo de Igreja, formada por comunidades. Seja a devoção a São José, em cujo louvor dedicamos esta Área Pastoral, força impulsionadora de toda a missão e promoção humana, e do compromisso de todos formarem um só coração e uma só alma”, escreveu Dom Francisco Lucena no decreto canônico de criação, lido durante a celebração.