Na noite de terça-feira, 19 de abril de 2022, aconteceu a bênção e inauguração da Capela Nossa Senhora das Dores, localizada na área interna do Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRL), em Limoeiro-PE. A capela passou por uma reforma, encabeçada por um grupo de voluntários do próprio hospital, com o apoio da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, da cidade de Limoeiro. Acrescentou-se mobiliário, estrutura física, material litúrgico, entre outros. O objetivo foi tornar o ambiente mais acolhedor para pacientes, acompanhantes e profissionais do referido hospital, e mais adequado à realização de terços, encontros, missas, oração pessoal e recolhimento.
Estavam presentes o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que realizou a bênção do espaço físico da capela; o padre Osmair José Collazziol, PSDP, pároco de Nossa Senhora do Carmo; o gestor do HRL, Severino Aguinaildo de Lima; o secretário, José Maurício Albuquerque Mota; outras autoridades constituídas, integrantes dos diversos grupos, movimentos e pastorais, especialmente da Pastoral da Saúde, e uma multidão de fiéis em geral.
A programação começou, às 19h, com um momento de acolhida, animação e recitação do terço da divina misericórdia em frente ao Hospital Regional de Limoeiro, enquanto acontecia a bênção da capela, seguindo-se a oração do terço mariano, mensagens, consagração a Nossa Senhora, proclamação do evangelho pelo Pe. Osmair Collazziol (Religioso da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência), reflexão do bispo diocesano, uma palavra do gestor do hospital, o senhor Severino Aguinaildo, encerrando com a bênção da saúde e bênção final.
Através de documento assinado, a capela Nossa Senhora das Dores foi designada como um espaço religioso assegurado aos fiéis, cuja responsabilidade de zelo e manutenção é da paróquia Nossa Senhora do Carmo, que realiza semanalmente visita aos enfermos.
Nas orações e pronunciamentos feitos, salientou-se a necessidade de preservar viva a fé, o amor e a confiança em Deus, tanto por parte dos profissionais como daqueles que, no referido espaço religioso, buscam o dom da saúde, bem como a grande importância deste lugar de oração e recolhimento como uma presença divina em todas as atividades do hospital. “Gratidão a Deus Pai Providente por este momento de fé e bênção junto ao Hospital Regional José Fernandes Salsa”, conclui a ata da bênção da capela.