Celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, no encerramento da festa do padroeiro, em Carpina – PE
Dom Francisco Lucena presidiu, ontem, a Missa de encerramento da trezena de Santo Antônio, na cidade do Carpina – PE. Na ocasião, ele conferiu o Ministério do Leitorado a cinco seminaristas, que deram mais um passo em preparação para o sacerdócio da Igreja: Adriano Pereira – Lagoa do Carro; Hugo Estêvão – Limoeiro (São Sebastião); José Francisco – Feira Nova; José Ícaro – Ferreiros; e Ronaldo Gomes – Bom Jardim.
A Eucaristia aconteceu às 16h30, na Igreja Matriz de Santo Antônio, e foi concelebrada pelos padres Marisaldo Barbosa (pároco), Jorge José (vigário), Laércio José (pároco de São José do Carpina), Rondon Ferreira (vigário de São José do Carpina), dentre outros sacerdotes da Diocese de Nazaré. Familiares e amigos dos seminaristas, bem como representantes da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS), também estavam presentes na celebração.
Após a proclamação do Evangelho, o Pe. Marisaldo Barbosa (Reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos) chamou nominalmente cada um dos seminaristas, que se apresentaram diante do altar respondendo ‘presente’. Depois desse momento, o bispo diocesano iniciou sua homilia. Suas palavras iniciais foram uma saudação especial aos seminaristas e a seus familiares. Em seguida, dirigindo-se especificamente aos seminaristas, recordou:
“O leitor é instituído para a missão que lhe é própria: ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Cada leitor procure adquirir, cada vez mais, por todos os meios oportunos, intenso amor e conhecimento das Sagradas Escrituras, de modo a tornar-se discípulo mais perfeito do Senhor. Caríssimos seminaristas, como proclamadores da Palavra de Deus, ireis colaborar nessa missão: anunciareis a boa nova da salvação a todos os que ainda a ignoram. Assim, com a vossa ajuda, poderão todos chegar ao conhecimento de Deus”.
Aludindo ao Evangelho e às leituras do dia, Dom Lucena destacou o exemplo de vida de santo Antônio como fonte de inspiração e estímulo para o nosso chamado missionário, e convidou os seminaristas, e todo o povo de Deus, a assumirem sua missão como anunciadores da Boa Notícia. “Santo Antônio é enviado para dar boas notícias aos pobres, aos que sofrem. Como é bom ser portador de boas notícias. […] Santo Antônio continua a nos cativar com a eloquência de sua pregação e com a força de seu testemunho; interpelando cada um de nós a assumirmos a fé com radicalidade e produzirmos frutos de conversão”, animou.
Terminada a homilia, deu-se início à instituição dos Leitores. No rito, todos se levantam e os candidatos ajoelham-se diante do Bispo, que convida os fiéis a orarem. Depois, de braços abertos, ele diz a oração de bênção. Em seguida, todos se sentam. O Bispo senta-se e recebe a mitra. Os candidatos levantam-se e aproximam-se do Bispo, e este entrega a cada um o livro da Sagrada Escritura.
Após o rito de instituição, Dom Lucena saudou os membros da OVS presentes na celebração, agradecendo por todo o apoio para a manutenção dos seminários e formação dos seminaristas.
No final da celebração, o seminarista José Ícaro fez um breve agradecimento em nome dos demais, e aproveitou para ressaltar a importante colaboração dos sócios e zeladores da OVS ao longo de todo esse processo formativo. “Agradeço a todos pelas orações e pelo carinho que recebemos”.
Após a Missa, houve uma procissão com a venerável imagem de Santo Antônio pelas principais ruas da cidade, que foi concluída com a benção do Santíssimo Sacramento.