O encontrão da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS) aconteceu no último domingo, 2 de julho de 2023, festa de São Pedro e São Paulo, e reuniu cerca de 1.600 pessoas no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, advindas das várias paróquias e áreas pastorais da Diocese de Nazaré.
As caravanas foram acolhidas, com muita alegria, pelo coordenador diocesano da Obra das Vocações Sacerdotais, Severino Ramos. “Como é bonito ver este exército azul reunido mais uma vez. Ser sócio da OVS é um verdadeiro ato de amor para formar sacerdotes”, disse.
O evento contou com um momento mariano e adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzidos por seminaristas do propedêutico e da filosofia, e também uma pregação com o padre Aluísio Ramos (coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional – SAV), que refletiu sobre a temática do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil: “Vocação: Graça e Missão”, com o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,13-35).
Em sua reflexão, padre Aluísio enfatizou a importância de todos os sócios e zeladores continuarem cooperando com a missão da OVS, pois, a partir da experiência com Jesus na Eucaristia, eles ajudam no cuidado e formação dos novos presbíteros desta diocese, tornando-se corresponsáveis por esse processo.
Na ocasião, o reitor do Seminário Nossa Senhora de Lourdes (Menor e Propedêutico), padre Ayrton Barbosa, externou sua gratidão e ressaltou que todo o trabalho realizado só possível graças à generosidade e fidelidade de todos os associados.
O encerramento aconteceu com a santa missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e concelebrada por alguns padres do clero diocesano de Nazaré. Em sua homilia, acerca de São Pedro e São Paulo, o prelado enfatizou a bravura e coragem com que gastaram as próprias vidas por um ideal comum: anunciar Jesus Cristo.
O assessor eclesiástico diocesano da Obra das Vocações Sacerdotais, padre Diego Roberto, agradeceu aos presentes, afirmando que esta não é uma tarefa fácil, mas árdua e de muita responsabilidade e fidelidade, animando as coordenações paroquiais a divulgarem, cada vez mais, o trabalho da OVS para que outras pessoas possam fazer parte.
Por fim, foram realizados sorteio de brindes e a entrega de diplomas a 90 novos zeladores, com a finalidade de efetivar sua adesão à família OVS.
Confira algumas fotos do encontro: