Coordenadores paroquiais dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs) encontraram-se, no último sábado (24), no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE, para uma manhã formativa. O momento foi assessorado pelo diácono transitório Hugo Estevão Mendonça da Silva (Diocese de Nazaré).
Em sua colocação, o diácono Hugo falou da Eucaristia como fonte e ápice de toda a vida cristã e explicou pontos importantes sobre a identidade e a missão dos ministros extraordinários da comunhão eucarística, a espiritualidade dos MECEs, e trouxe algumas orientações práticas acerca de como se preparar bem para o exercício do ministério na distribuição de comunhão aos enfermos, nas missas e na adoração ao Santíssimo Sacramento.
Na segunda parte do encontro, o assessor eclesiástico diocesano dos MECEs, Pe. Francisco Valdemar Coelho Domingos, falou da importância do serviço dos MECEs, sobretudo neste momento tão difícil de pandemia, e apresentou o projeto do curso para novos ministros, a ser realizado no período de maio a julho, nas paróquias.
A finalidade é renovar o quadro de MECEs nas paróquias em que haja certa urgência para isso, tendo em vista as circunstâncias impostas pela pandemia da Covid-19, visto que muitos ministros, já idosos, integram o grupo de risco e não têm condições de realizar as visitas aos enfermos neste tempo. O curso acontecerá nas próprias paróquias, em dois sábados, das 8h às 16h, e será ministrado por seminaristas, diáconos, padres e membros da Comissão Diocesana dos MECEs.
Foi mostrado aos apresentes, um material impresso, entregue aos padres na última reunião do clero, em 06 de abril de 2021, com o conteúdo programático, critérios para a escolha dos candidatos, folha de adesão e ficha de inscrição. Além disso, um Manual, em fase de avaliação, está sendo elaborado para auxiliar os ministros nas visitas aos enfermos, celebração das exéquias e uma série de outras instruções, contando também com sugestões de músicas e orações.
No ano passado, foi realizado, pela equipe diocesana dos MECEs, um recadastramento a nível diocesano de todos os ministros, que inclui o nome, cidade, paróquia e quantitativo por região pastoral. Atualmente, são 1.717 ministros extraordinários da comunhão eucarística em atividade na Diocese de Nazaré. O padre Valdemar parabenizou toda a equipe pelo trabalho e disse que esse foi um grande avanço na caminhada pastoral junto aos MECEs.