Mais de 130 funcionários das diversas paróquias e áreas pastorais da Diocese de Nazaré se reuniram na manhã do dia 22 de novembro de 2023, quarta-feira, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE. Esses momentos acontecem duas vezes por ano (um a cada semestre), como uma oportunidade de convivência, formação e espiritualidade.
Na ocasião, o padre José Cleiton Barbosa (administrador paroquial de São Vicente Férrer e reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos) refletiu sobre a dimensão da “Espiritualidade como um caminho com Deus e com os irmãos”, asseverando que ela [a espiritualidade] é “sempre essencialmente comunitária, prática, relacional, orientada para Deus nesse modelo de vida chamado Igreja”.
O sacerdote afirmou que “o cartão de visita das paróquias e áreas pastorais são os seus funcionários”. Dessa forma, para que o serviço, o ofício a ser realizado não se esvazie de espiritualidade, é necessário cultivar uma experiência religiosa e cristã que passe pelo contato com a pessoa de Jesus Cristo (ser amigo de Jesus); e isso se reflete na forma de acolher, de se relacionar com as pessoas.
“Espiritualidade como a marca impressa que esse encontro deixa na pessoa, ao transformar sua vida; e isso não é algo que a afasta das realidades materiais, mas a configura como alguém que está sob o influxo ou manifestação do Espírito de Deus. Sem isso, não existe vida e trabalho com qualidade”, declarou.
E, na era da informação e comunicação, diante da pressão do tempo e da agilidade, “ter tempo para Deus, inserir-se na vida da comunidade”, pois “as competências e habilidades emocionais e relacionais precisam ser cultivadas, amadurecidas e consolidadas ao longo de um tempo, que não é o ‘tempo do relógio’, mas o ‘tempo da alma’”, disse.
Momento de oração, lanche e dinâmica também integraram a programação do encontro que, neste ano, contou com um gesto concreto: cada funcionário foi convidado a trazer materiais de higiene pessoal e limpeza. Esses itens serão doados ao abrigo de idosos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Goiana-PE.
O bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, também marcou presença, desejou a todos um Feliz Natal e Ano Novo, e externou seus agradecimentos. “A Diocese de Nazaré agradece, com muita alegria, a atenção, amor e trabalho que vocês têm pela Igreja e pelo Evangelho de Jesus Cristo. Se fazemos bem para Jesus Cristo, fazemos bem para todos os irmãos e irmãs”, falou.
O prelado apresentou, ainda, a Ir. Irma (Congregação das Irmãs de Maria Missionária), da Diocese de Guarabira-PB, que está ajudando no trabalho de reestruturação que tem sido feito com a Pastoral da Criança na Igreja Particular de Nazaré.
Citando o tema da CF 2024 (Fraternidade e Amizade Social), Dom Lucena ressaltou a importância do serviço da Pastoral da Criança como dimensão concreta dessa realidade e pediu o apoio e engajamento dos funcionários nessa ação.