Cerca de 120 pessoas participaram do II Encontro Diocesano das Novas Comunidades Católicas neste domingo, 9 de julho de 2023, das 8h às 17h. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) e reuniu fundadores e membros de oito comunidades novas presentes na Diocese de Nazaré.
Participaram do encontro as comunidades: Betel, Chama de Fogo, Crux Sacra, Cruz Sagrada, Eis aí Tua Mãe (Obra de Maria), Filhos da Misericórdia (Surubim), Maria de Nazaré e o Pai do Carpinteiro. Até o último cadastro, eram 13 novas comunidades – 8 delas nascidas na Igreja Particular de Nazaré – com cerca de 418 missionários da realidade de vida ou aliança. Mas esse número cresceu!
Em sua palavra de abertura, após a oração do terço mariano e de um momento de louvor conduzido pelo ministério de música da Comunidade Crux Sacra, o assistente eclesiástico das Novas Comunidades, padre Antonio Inácio, acolheu a todos e motivou os que ainda não efetuaram o seu cadastro a fazê-lo o quanto antes.
Em sua colocação, recordou que as novas comunidades são uma “resposta providencial do Espírito”, como disse São João Paulo II, e declarou: “esta é uma oportunidade para nos encontrarmos e fortalecermos a nossa vida de comunidade na diocese. Caminharmos em comunhão com a Igreja de Cristo, na missão que Deus nos confiou, de corações ardentes”.
Na parte da manhã, as duas pregações foram ministradas, respectivamente, por Ronaldo Nóbrega (fundador da Comunidade Meu Senhor e Meu Deus – Olinda), que falou sobre “Vida de Oração, lugar de regeneração da alma e da vocação”, e por Mônica Gouveia (missionária da Comunidade Meu Senhor e Meu Deus), que abordou o tema do encontro: “Vocação: Graça e Missão – “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32- 33), em consonância com o 3º Ano Vocacional do Brasil.
À tarde, o missionário e formador geral da Crux Sacra, Jair Nascimento, comandou um momento de partilha, com perguntas e respostas, sobre diversos aspectos ligados ao Carisma de Fundação: seguimento, vida de oração, formador, liderança do fundador, comunhão com a Igreja, dentre outros.
O II Encontro das Novas Comunidades foi concluído com celebração eucarística presidida pelo padre Antonio Inácio que, na ocasião, agradeceu aos integrantes da coordenação diocesana das novas comunidades – Jair Nascimento (coordenador) e Ricardo Aleixo (secretário) – pela organização de todo o evento.