O segundo domingo da Quaresma, 16 de março de 2025, foi dia de peregrinação, fé e esperança nas Regiões Pastorais Carpina e Goiana. Fiéis desses dois regionais se reuniram para celebrar o Ano Santo, em mais um momento referente ao Jubileu Ordinário de 2025, “Peregrinos de Esperança”, na Diocese de Nazaré.
REGIÃO PASTORAL CARPINA
Peregrinos das cidades de Carpina, Chã de Alegria, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro e Paudalho se encontraram em Carpina para celebrar, aos 27 graus da manhã nublada do domingo, 16 de março de 2025, a peregrinação da sua Região Pastoral. A programação teve início às 7h30 com a acolhida das caravanas e a Hora Santa, na Capela de São Sebastião, no centro da cidade, templo católico mais antigo do município.
A comunidade da Paróquia São José, vivenciando a festa do seu excelso padroeiro, foi a anfitriã do momento, acolhendo as paróquias vizinhas do seu regional para celebrar o Ano Santo da Esperança, mas também os 115 anos de ereção canônica da referida paróquia e os 15 anos de dedicação da matriz de São José, uma das oito igrejas jubilares da Diocese de Nazaré.
Para o padre Ivan Alves, Salesiano de Dom Bosco e pároco da comunidade paroquial de São José, receber a peregrinação da Região Pastoral Carpina é motivo de alegria e esperança porque “vemos uma Igreja viva e engajada, que atende ao chamado do Santo padre Francisco ao convocar este Ano Santo, e também ao pedido do nosso bispo diocesano, que sempre nos exorta a sermos Igreja em saída, que caminha junta, que está sempre atenta às realidades que estão fora de suas paredes”, compartilha.
Após a bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Pe. Diego Roberto, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Carpina-PE) e coordenador da Região Pastoral Carpina, os participantes seguiram em caminhada, pelas ruas do centro da cidade, em direção à igreja jubilar de São José, animados pelo Ministério de Música Kairós. Entre os peregrinos estava o Ir. Ginaldo Rodrigues dos Santos, religioso da Congregação de Santa Cruz, que reside na comunidade de Guadalajara, Paudalho-PE. Ele compôs o grupo de aproximadamente 100 fiéis, entre leigos, religiosos e presbíteros, que vieram da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. “Estar aqui, em unidade com a Igreja, é celebrar a esperança que sempre nos faz voltar a Jesus, fonte constante da graça na vida de todos nós”, expressa o religioso.



Recebidos aos toques dos sinos da sede de São José, os peregrinos lotaram os assentos da igreja. Crianças, jovens, adultos e idosos representaram a diversidade da Igreja que caminha em espírito de sinodalidade, movida pela esperança que não decepciona. Ali, envolvida na multidão, estava Maria José da Silva, de 76 anos, advinda da Paróquia Divino Espírito Santo, em Paudalho-PE. Mulher negra, com cabelos grisalhos presos, vestia uma camisa azul com a estampa de N. Sra. das Graças e uma saia preta comprida. Sob seu pescoço, portava a fita vermelha característica dos membros do Apostolado da Oração. “Acordei às cinco horas da manhã e saímos de Paudalho às sete horas para estarmos aqui. Estou muito feliz porque é o primeiro jubileu que participo”, revela dona Maria, que também é dizimista e participa da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS).
Dando seguimento à programação, às 9h30, o Pe. Marcos Antonio, administrador paroquial da Área Pastoral N. Sra. do Rosário, no povoado Angélicas, em Vicência-PE, conduziu um momento formativo sobre o Ano Santo 2025. Enquanto isso, do outro lado da avenida, no Centro Pastoral Pe. José Rolim, sete presbíteros acolhiam as confissões de numerosos fiéis que buscavam o sacramento da reconciliação neste tempo jubilar e quaresmal.
As filas para as confissões ainda estavam extensas quando, às 11 horas, iniciou-se a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. A missa foi concelebrada pelos presbíteros que atuam na Região Pastoral Carpina; participaram também os diáconos permanentes José Carlos, Nedson Ximenes e Roni Alves. Entre a assembleia, significativa era a presença das religiosas e religiosos, leigas e leigos consagrados, ministros extraordinários da comunhão, catequistas, coroinhas e agentes da PASCOM.



Em sua homilia, Dom Lucena expressou a importância de bem vivermos este Ano Santo, pois “todo ano que vivemos é por graça de Deus. Aproveitemos cada instante para amar e servir aos nossos irmãos. Anunciemos um tempo novo, de vida plena e de felicidade sem fim, um tempo de salvação”, exortou o prelado. A peregrinação foi finalizada com os agradecimentos do pároco de São José, Pe. Ivan Alves, do coordenador da Região Pastoral Carpina, Pe. Diego Roberto, e de Dom Lucena. Não faltou, porém, o pedido de intercessão ao glorioso São José e a Maria Auxiliadora. “Caminhemos juntos com esperança. Que a Virgem Maria, Mãe da Esperança, interceda por nós e nos acompanhe no caminho quaresmal e durante todo este Ano Jubilar 2025”, concluiu o pastor diocesano.
Texto de: Hudson Ramos (@hudsonramos.pe)
Fotos: Pascom São José e Santo Antônio
REGIÃO PASTORAL GOIANA
Em Goiana, reunindo peregrinos das quatro paróquias que compõem o regional, a programação começou por volta das 16h, com a recepção das caravanas de fiéis, seguida de caminhada com a cruz jubilar, saindo da Igreja de Nossa Senhora do Amparo até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, concluindo com a santa missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena.
Também participaram da celebração o Frei Cristiano Garcia (OCarm) e os padres Sérgio Santana (Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Goiana), Alexandre Rufino (Paróquia Nossa Senhora do Rosário), Samuel Santos (Paróquia São Lourenço, na região das praias de Goiana), Luiz Felipe (Paróquia São Lourenço), Eduardo Tenório (Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Condado) e José Marcos (Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Itambé).





Durante a celebração eucarística, Dom Lucena ressaltou a importância de viver bem o Ano Santo declarado pelo Papa Francisco. “É Jesus o centro da quaresma, é Jesus o centro do Ano Santo. E este Ano Santo é para nos unir a Jesus, que nos convida a subir ao monte com Ele, do mesmo modo que chamou os discípulos”, afirmou.

“Confiemos em Jesus, peçamos o perdão de nossos pecados e a graça de sermos contemplados com a graça da vida eterna. Peregrinemos neste caminho quaresmal e Ano Santo com Jesus e passemos do calvário até chegarmos à glória da ressurreição”, acrescentou, convidando os fiéis também a se reanimarem na fé, aumentarem as orações e viverem verdadeiramente a esperança.
Padre Sérgio Santana, pároco de Nossa Senhora do Rosário, comentou sobre a importância de a matriz paroquial ser declarada uma Igreja Jubilar, onde os fiéis podem lucrar indulgência neste Ano Santo ao participarem da santa missa, se confessarem e praticarem atos de piedade. “Celebrar o Jubileu sempre será uma dádiva, pois temos a oportunidade de contemplar a Cristo e a força renovadora de seu chamado. Para nós, da Região Pastoral Goiana, estar na Matriz do Rosário renova nossas forças e experimentamos toda espiritualidade proposta para vivência deste Ano Santo; é um lugar sagrado que nos faz lembrar que somos peregrinos de Esperança”, afirmou.
Um dos participantes da peregrinação foi José Luciano, residente em Goiana e integrante do movimento Treinamento de Liderança Cristã (TLC). “Como fiel e devoto, fico muito agradecido por poder participar desse momento tão ímpar da nossa Igreja. Neste Ano Jubilar, buscamos uma renovação interna e a misericórdia divina diante de tantos acontecimentos desse mundo. É uma busca interna e externa pela misericórdia do Senhor. A caminhada com o nosso bispo diocesano e os demais padres nos faz buscar cada vez mais a santidade e o amor pelo sagrado”, declarou.
Ao final da celebração, o padre Eduardo Tenório, coordenador da Região Pastoral Goiana, ressaltou a alegria de vivenciar a unidade da Igreja, reunindo fiéis de diferentes paróquias. “Como peregrinos, que caminhamos rumo à eternidade, nos reunimos hoje para nos alegrar como Região Pastoral. Que possamos continuar firmes e perseverantes na fé, buscando o nosso objetivo do anúncio do Reino de Deus, buscando sempre a nossa esperança no Senhor”, disse.
Texto de: Natália Xavier (@xavier_natalia)
Fotos: Pascom Goiana