Neste ano, uma vez mais, a vivência da Semana Santa será diferenciada. Ainda sob medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus, as igrejas funcionarão com 30% de sua capacidade total, até o limite de 100 pessoas, e em horários específicos definidos pelo Governo do Estado de Pernambuco: das 05h às 20h, de segunda a sexta-feira; e das 05h às 17h, nos finais de semana.
Sendo assim, grande parte dos fiéis acompanhará as celebrações de sua casa, pela TV ou pelo celular, através das transmissões que serão realizadas pelas plataformas digitais ou outros meios de comunicação. Esta não é, contudo, ocasião para o esmorecimento, mas para um fortalecimento ainda maior da igreja doméstica.
Em unidade com toda a Igreja do mundo inteiro, cumpre cultivar, em nossas casas, momentos de recolhimento, oração e profunda reflexão sobre os mistérios que serão celebrados, sem perder a reverência, a dignidade e a beleza, ainda que nesta circunstância incomum.
A Semana Santa é o período que vai do Domingo de Ramos (28/03) ao Domingo de Páscoa (04/04). Nesta Semana, somos convidados a reviver os passos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, mergulhando profundamente nesse mistério de amor.
Confira a agenda do bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que presidirá na Catedral Diocesana, em Nazaré da Mata-PE, nesta Semana Santa. Todas as celebrações – exceto a Missa dos Santos Óleos, na Quinta-feira Santa, restrita ao clero – contarão com a participação de um número limitado de fiéis e serão transmitidas pelas redes sociais da Catedral Nossa Senhora da Conceição (Facebook e Youtube).
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA SANTA – 01/04
– Missa do Crisma, às 08h, com presença restrita do clero, seminaristas e pascom. Na ocasião, será realizada a bênção dos santos óleos e a renovação das promessas sacerdotais;
– Missa da Ceia do Senhor, às 19h, sem o rito de lava-pés nem transladação nem exposição no ostensório do Santíssimo Sacramento;
SEXTA-FEIRA SANTA – 02/04
– Via-sacra, às 09h, na Catedral Diocesana;
– Ação litúrgica da Paixão e Morte do Senhor, às 16h;
SÁBADO SANTO – 03/04
– Vigília Pascal, proclamação da Páscoa e renovação das Promessas Batismais, às 15h30;
DOMINGO DE PÁSCOA – 04/04
– Missa da Ressurreição do Senhor, às 07h.
* Imagem de capa: Pascom Nazaré da Mata