No segundo dia da Visita ad Limina Apostolorum, nesta terça-feira, 17 de maio de 2022, o episcopado do Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) celebrou a eucaristia na Basílica São João de Latrão, sob a presidência do bispo de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol. Os concelebrantes principais foram Dom Mariano Manzana e Dom Francisco Sales, bispo de Mossoró e de Cajazeiras, respectivamente.
Após a santa missa, os bispos participaram de visitas e reuniões nos dicastérios: na parte da manhã, na Congregação para os Bispos, às 09h30, e na Secretaria de Estado da Santa Sé, às 11h30. Na parte da tarde, foram visitadas a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, às 15h, e, por último, às 16h30, a Comissão para América Latina.
Esses momentos têm sido marcados por gestos de escuta, partilha e aprendizado. Em cada encontro, os pastores partilham experiências e recebem orientações da Igreja de acordo com a área dos departamentos.
Agenda da Visita ad Limina
Quarta-feira, 18 de maio:
7h30 – Santa Missa na Basílica de Santa Maria Maior
9h30 – Congregação para o Clero
11h – Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica
12h – Congregação para a Doutrina da Fé
17h – Dicastério para a Comunicação
Quinta-feira, 19 de maio:
7h45 – Santa Missa na Basílica de São Paulo Extramuros
10h – Dicastério para os Leigos, Família e Vida
11h30 – Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral
15h – Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica
16h30 – Pontíficia Comissão para a Tutela dos Menores
Sexta-feira, 20 de maio:
10h30 – Audiência com o Papa Francisco
No encontro com o Pontífice, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses e ouvem seus conselhos. A visita ad Limina, para as Igrejas diocesanas, é ocasião para consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.
Sobre este momento histórico e tão importante para a Igreja Particular de Nazaré, Dom Lucena afirma que está unido, em comunhão, com o Sucessor de Pedro, o Papa Francisco.
Essa peregrinação a Roma acontece a cada cinco anos e estava prevista para 2020, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19. Visita ad limina Apostolorum significa no liminar, na soleira, nos limites ou estradas das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo. Segundo a tradição, os bispos diocesanos e outros prelados visitam os sepulcros dos Apóstolos conservados na cidade italiana.
Informações: Pe. Felipe Xavier, Pe. Francisco Fernandes e CNBB NE2
Fotos: Pe. Felipe Xavier e Pe. Francisco Fernandes