Algumas pautas marcaram a última reunião do clero do ano, no dia 3 de dezembro de 2024 (terça-feira), no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE: a definição da programação diocesana para a comemoração do Jubileu de Esperança 2025, algumas nomeações de presbíteros e seminarista, a divulgação de um decreto referente ao sustento do clero diocesano.
JUBILEU 2025
A maior parte da reunião foi dedicada a finalização do programa diocesano para a celebração, em caráter de sinodalidade e diocesaneidade, do Jubileu de Esperança 2025, cuja abertura acontecerá no dia 29 de dezembro de 2024 (domingo), em Nazaré da Mata:
– Às 15h haverá uma concentração (com representações das paróquias/áreas), na igreja de Santa Teresinha, para a realização de Hora Santa;
– Às 16h, caminhada com a cruz até a Catedral Nossa Senhora da Conceição, onde acontecerá o rito de abertura do Jubileu na porta da Catedral, seguido de missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena.
Ao final da missa solene, os padres coordenadores das Regiões Pastorais receberão uma vela personalizada “como símbolo” do Jubileu 2025 na Diocese de Nazaré, para as oito igrejas peregrinas (onde poderão ser lucradas as indulgências), a saber:
– Catedral Nossa Senhora da Conceição, Nazaré da Mata (Região Pastoral Nazaré);
– Igreja Matriz de São José, Carpina (Região Pastoral Carpina);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Goiana (Região Pastoral Goiana);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, Timbaúba (Região Pastoral Timbaúba);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Limoeiro (Região Pastoral Limoeiro);
– Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Orobó (Região Pastoral Orobó);
– Igreja Matriz de São José, Surubim (Região Pastoral Surubim);
– Igreja de Nossa Senhora do Ó, Ponta de Pedras – Goiana (litoral norte).
–Encerramento do Ano Santo: 28 de dezembro de 2025, na Catedral Diocesana, em Nazaré da Mata.
Muitas outras atividades estarão acontecendo, ao longo de todo o ano, em nivel dioceano, regional e paroquial: jubileus diversos (dos trabalhadores, das autoridades, das famílias, dos catequistas, coroinhas, da comunicação, das escolas, das juventudes, do setor social, dentre outros); peregrinações nos regionais (para as igrejas já citadas), missa com o bispo diocesano e mutirões de confissão nos períodos da quaresma e advento; roteiros formativos sobre o Jubileu para as paróquias e áreas pastorais, 24 horas para o Senhor em todas as comunidades paroquiais; temas das festas de padroeiro refletindo o Jubileu de Esperança, com hino e oração sendo cantado e rezado nas celebrações durante todo o ano de 2025.
Toda essa programação estará disponível, em breve, no Encarte e Calendário de Eventos 2025, com a indicação das datas e locais, bem como com outras informações que forem necessárias. Dom Lucena lembrou, ainda, que cada região pastoral deve escolher uma cruz histórica e significativa para realizar esse momento junto às igrejas peregrinas.
NOMEAÇÕES
Durante a reunião do clero, o bispo diocesano comunicou algumas nomeações de presbíteros e seminarista, confira:
– Pe. Cezar Diego foi nomeado vice-reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Olinda-PE;
– Pe. Hugo Estêvao foi nomeado vice-reitor do Seminário Menor e Propedêutico Nossa Senhora de Lourdes, em Surubim-PE;
– Pe. Marcos Antonio assumiu a coordenação diocesana das Escolas da Fé, sendo exonerado do ofício de vice-reitor do seminário maior;
– Pe. Antonio Lucena foi nomeado para mais três anos como diretor espiritual diocesano do ECC;
– O seminarista Lucas Cardoso Aguiar foi nomeado cerimoniário diocesano.
Dom Lucena também informou que o Pe. Genilson Sousa estrará retornando à diocese no próximo ano, tendo em vista a conclusão do seu período de missão junto às Pontifícias Obras Missionárias (POM) – como secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.
DECRETO SOBRE O SUSTENTO DO CLERO
Considerado que a justa remuneração é necessária para o exercício da missão presbiteral e visando a busca de uma maior equidade nas condições econômicas de vida dos presbíteros e paróquias, foi divulgado, durante a eunião do clero, um decreto acerca do sustento do clero em missão na Diocese de Nazaré, que entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2025.
A primeira determinação é de que a côngrua dos presbíteros que dedicam à Diocese de Nazaré tempo integral ─ provisionados de Pároco, Administrador Paroquial ou Vigário Paroquial ─ seja de dois salários mínimos vigentes. O documento consta, ao todo, de 25 itens que tocam em questões referentes a rendimentos extraparoquiais, diáconos transitórios e permanentes, plano de saúde e odontológico, tratamento de saúde, férias e descanso semanal, aposentadoria, padres e bispos eméritos, Fundo de Assistência do Clero, dentre outros. Confira na íntegra aqui!
COMUNICADOS DO BISPO DIOCESANO
– A Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Sapucaia, Timbaúba-PE, será criada no próximo dia 12 de dezembro de 2024 (memória de Nossa Senhora de Guadalupe – padroeira da América Latina), às 19h;
– Os Informativos Litúrgicos “Igreja em Oração” (CNBB), com os ritos de abertura (29/12/2024) e encerramento (28/12/2025) do Jubileu da Esperança e os folhetos para as Celebrações Próprias por ocasião do Ano Santo (que podem ser utilizados diversas vezes ao longo do ano), preparados pelo Dicastério para a Evangelização, serão solicitados pela diocese às edições da CNBB. Foi passada uma lista para que os padres indicassem a quantidade desejada para a realização do pedido único;
– “O Plano Pastoral com o Calendário Diocesano está sendo organizado para chegar às mãos de todos o quanto antes”, informou o prelado;
– Novenas de Natal: todas as paróquias já dispõem dos subsídios. “Vivenciar intensamente nas paróquias e comunidades”, animou o bispo diocesano;
– Campanha da Evangelização: coleta no 3º Domingo do Advento (os envelopes foram entregues durante a reunião do clero);
– O material da Campanha da Fraternidade 2025 (preparado pelo Regional NE2 – CNBB) já foi pedido. O tema da CF 2025 é “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema é “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
OUTRAS COMUNICAÇÕES
– I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL: A Escola de Música Crux Sacra estará promovendo, no dia 14 de dezembro de 2024 (sábado), das 13h30 às 17h30, o I Simpósio de Educação Musical. O evento acontece no Centro Pastoral Padre Rolim (Paróquia São José), em Carpina-PE. Quem trouxe as informações, na reunião do clero, foi o professor e Mestre em Música Rinaldo Alexandre. O Simpósio contará com apresentações e palestras que refletirão acerca da formação musical e seus desafios atuais nas diversas comunidades, dentro e fora da Igreja. O evento – voltado para estudantes e profissionais do ensino de música, bem como para pessoas interessadas – conta com o apoio da Paróquia São José de Carpina, Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa (Diocese de Nazaré), Café Santa Clara, ONG Giral e Euterpina Juvenil Nazarena. A participação é gratuita e haverá disponibilização de certificado. A inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdCXJ0VgV6af7H7i8hT9c1sfuwb8CH6oQaOQsuKciTT8wCx4w/viewform
– PASTORAL DA CRIANÇA: a Diocese de Nazaré acolheu a Assembleia Estadual da Pastoral da Criança, que aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro de 2024, no CDP, em Carpina. O evento contou com a presença de coordenadores diocesanos de todas as (arqui)dioceses de Pernambuco e da nova coordenadora estadual, Maria do Socorro Gama da Silva (da Diocese de Garanhuns). No dia 1º de dezembro (domingo), na Paróquia São Sebastião, em Limoeiro, houve um encontrão com as lideranças da Pastoral da Criança na Igreja de Nazaré.
Além disso, neste ano, a Pastoral da Criança de Nazaré está empenhada na realização da Campanha Pequenos Reis Magos, que teve início neste período do advento e segue até o dia 6 de janeiro de 2025 (Solenidade da Epifania do Senhor). Os recursos arrecadados pela campanha serão destinados integralmente ao acompanhamento de crianças de países pobres por meio das ações da Pastoral da Criança internacional.
– ECC: o padre Antonio Lucena, diretor espiritual do ECC na Diocese de Nazaré, proferiu algumas palavras de gratidão ao bispo diocesano e aos padres, por todo o apoio e incentivo ao trabalho do Encontro de Casais com Cristo nas diversas paróquias e áreas da diocese. “Durante esses três anos de missão, muita coisa boa aconteceu na maioria das paróquias – encontros de 1ª e 2ª etapa; os de 3ª etapa não aconteceram. Ainda há paróquias (poucas) onde não existe o ECC”, externou. Ele destacou, também, a importância do casal coordenador e casais setoriais no tocante à articulação das atividades ligadas ao referido serviço-escola. “Foi constatado que vários casais do ECC também atuam na Pastoral da Criança”, salientou padre Lucena, que foi reconduzido à função e, dessa forma, permanecerá como diretor espiritual por mais três anos.
Em breve, será escolhido um novo casal para compor o conselho diocesano do Encontro de Casais com Cristo. O bispo diocesano disse que esse anúncio será feito ainda este ano.
– CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO PADRE LUÍS CECCHIN: o Pe. Osmair Collazziol, PSDP, convidou os presentes para a missa por ocasião do centenário de nascimento do Servo de Deus Padre Luís Cecchin – as três paróquias de Limoeiro estão envolvidas, juntamente com a paróquia de Chã de Alegria, por onde padre Luís passou. Os “100 anos de amor e serviço a Deus e aos irmãos” será comemorado com uma programação especial (confira aqui), que acontece de 11 a 15 de dezembro de 2024, na cidade de Limoeiro-PE.
Dom Francisco Lucena disse que estarão presentes Dom Jailton, bem como alguns representantes da Itália; e salientou que há uma comissão histórica trabalhando para a organização de documentos, coleta de entrevistas e informações sobre a vida, virtudes e fama de santidade do dito Servo de Deus.
– CONFRATERNIZAÇÃO CLERO: 17 de dezembro de 2024, na Fazenda Mourão, em Surubim-PE, a partir das 8h.
– CURSO DE EXTENSÃO – PARCERIA UNICAP E ETPNE: os padres Marcos Antonio (diretor da Escola Teológica Pastoral Nova Evangelização) e Romário Silva (coordenador diocesano da Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética e diretor da Escola Bíblico-Catequética) falaram sobre o curso de extensão em catequética que será oferecido pela UNICAP em parceria com a ETPNE – desejo que partiu dos próprios ex-alunos da escola teológica. A referida disciplina também passará a integrar a grade curricular do curso de teologia – essa solicitação foi feita pelo bispo diocesano, juntamente com a equipe formativa do seminário, à coordenação da universidade.
Sobre o primeiro curso de extensão na Diocese de Nazaré: é destinado prioritariamente a ex-estudantes da ETPNE; constará de dois módulos (cada módulo com oito encontros em cada semestre – serão duas aulas por mês, quinzenalmente) – a princípio, estarão sendo ofertadas 50 vagas. A proposta é falar sobre os processos de Iniciação à Vida Cristã (IVC), que levam em consideração não só a catequese, mas todo o itinerário: base bíblica, momentos históricos (ênfase na patrística), documentos do magistério da Igreja, etapas do RICA, sacramentos da IVC, culminando com a construção da diocesaneidade. “Estamos muito felizes porque as pessoas estão buscando esse aprofundamento”, externou padre Romário.
“Para que haja um respaldo acadêmico, será emitido um certificado”, frisou o padre Marcos. O curso será ministrado integralmente por profissionais da Católica, com o auxílio, durante os encontros, da coordenação diocesana de catequese; a escola teológica disponibilizará o espaço e mediará todo o processo de inscrições (cuja taxa será de R$ 50,00). A Diocese de Nazaré arcará com o translado dos professores. A previsão é que o curso de extensão comece já em 2025, no mesmo período de funcionamento da ETPNE, facilitando o transporte dos estudantes junto com os alunos da referida escola. A UNICAP dispõe de um programa construído pela comissão diocesana de animação bíblico-catequética.
Dom Francisco Lucena ressaltou que não há necessidade de pré-requisito (de formação acadêmica) para se inscrever no curso de extensão, destinado, preferencialmente, para os leigos e leigas que passaram pela ETPNE. “Se sobrarem vagas, vamos preenchendo com outras pessoas interessadas: catequistas, por exemplo”, explicou.
– CULTURA E EDUCAÇÃO: no dia 8 de dezembro de 2024, integrantes da Comissão para a Cultura e Educação se encontram para planejar o ano jubilar das escolas católicas e civis no próximo ano.
Foram entregues cartazes para a divulgação do Auto de Natal e Festival de Canções Natalinas no Mosteirinho da Reconciliação, em Limoeiro. Os espetáculos acontecem nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, às 19h; no último dia, a apresentação será precedida pelo Festival de Canções Natalinas, às 18h. Ingressos: R$ 10,00. Mais informações: (081) 99152-8768.
Na ocasião, ainda, o padre José Ramos (coordenador da referida comissão) compartilhou que o Mosteirinho foi reconhecido pela sociedade civil como um ponto de cultura na cidade de Limoeiro-PE. “O desejo é contribuir para a cultura, sem perder a nossa identidade católica, que dialoga com todos”, destacou.
– CATEQUESE: as inscrições para a Escola Catequética do Regional NE2 da CNBB permanecem abertas até a primeira semana de janeiro (R$ 600,00 por pessoa – incluindo material de estudo, hospedagem e alimentação). Interessados falar com o padre Romário ou com as coordenações paroquiais de catequese.