Neste dia 02 de agosto de 2021, a Diocese de Nazaré celebra 103 anos de vida e missão. É mais de um século de história, de evangelização, suscitando vocações e a serviço do povo de Deus. Foi criada pelo Papa Bento XV, aos 02 de agosto de 1918, com a Bula Archidiocesis Olindensis et Recifensis, visto que até então fazia parte da Arquidiocese de Olinda e Recife, da qual foi desmembrada totalmente, juntamente com Garanhuns e Pesqueira.
Recordamos, nesta data, com gratidão, todas as páginas que marcaram as comemorações do jubileu centenário da Igreja Particular de Nazaré. Durante o triênio de celebrações (2015-2018), muitos eventos foram realizados: peregrinações, visitas pastorais missionárias, exposição dos 100 anos, romaria interdiocesana, homenagens, ordenação de Dom Limacedo, lançamento do selo comemorativo, concentrações regionais, 100 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento, I Congresso Eucarístico Diocesano e a solene concelebração eucarística do centenário, com o coral das 100 vozes, aos 05 de agosto de 2018, presidida pelo então Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello, representante do Papa Francisco no Brasil (na época). Ouça e relembre o hino do centenário!
Um dos grandes frutos do centenário foi a Revista Comemorativa dos 100 Anos da Diocese de Nazaré (1918-2018). Nas suas 144 páginas, a revista traz um conteúdo bastante rico, em fatos e imagens, que atualiza e enaltece a história desta Igreja Particular, fazendo ressurgir lugares e pessoas que teceram esse patrimônio espiritual durante o século de sua existência. Papas, bispos, padres, congregações, novas comunidades, movimentos e pastorais; todos são lembrados.
Vale recordar um trecho do discurso do nosso bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), na noite do dia 02 de maio de 2018, por ocasião do centenário da Diocese de Nazaré:
“As comunidades, as igrejas e paróquias de nossas 35 cidades foram construídas e servidas, antes de nós, por tantos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, catequistas, missionários e missionárias, leigos e leigas, que trabalharam generosamente e ali deixaram seu testemunho de fé; da mesma forma foram formadas obras sociais, culturais e de cunho educativo, que hoje constituem o patrimônio de nossas cidades e de nossa diocese”.
Com mais de um milhão de habitantes, 39 paróquias e 04 Áreas Pastorais, abrangendo o Litoral, Zona da Mata Norte e parte do Agreste pernambucano, a Diocese de Nazaré, sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição, padroeira diocesana, ao longo de sua história, foi governada pelos seguintes bispos: Dom Ricardo Ramos de Castro Vilela (1919 – 1946); Dom Carlos Gouvêa Coêlho (1946 – 1955); Dom João de Souza Lima (1955 – 1958); Dom Manuel Pereira da Costa (1959 – 1962); Dom Manuel Lisboa de Oliveira (1963 – 1986); Dom Jorge Tobias de Freitas (1987 – 2006); Dom Frei Severino Batista de França, OFMCap. (2007 – 2015). Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena é o 8º bispo diocesano de Nazaré, e governa esta circunscrição eclesiástica desde 18 de setembro de 2016.
O nome é DIOCESE DE NAZARÉ e não DIOCESE DE NAZARÉ DA MATA. Desde a sua criação, foi Diocese de Nazaré, cuja cidade sede chamava-se NAZARETH, em 1918. O nome Nazaré é fruto da devoção à Virgem Maria, que residiu em Nazaré, na Palestina. Dessa profunda devoção nasceu uma nova Nazaré. Conheça mais sobre a nossa história!
“O exemplo de Maria é fonte contínua de esperança e de inspiração para nós. Olhemos para Ela e aprendamos a crescer na vida da solidariedade e do serviço aos irmãos e irmãs. Junto a Jesus Cristo, o fruto bendito de Seu ventre, ela continua a velar sobre nós, convidando-nos a realizar a vontade de Deus em nossas vidas neste segundo centenário que já começou” (REVISTA COMEMORATIVA, p. 140).