Na reunião do clero deste mês de novembro, realizada na manhã de terça-feira (03), no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE, padres e diáconos, juntamente com o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, discutiram pontos importantes sobre os direcionamentos da última Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2).
Em sua 55ª edição, a Assembleia de Pastoral Regional aconteceu de forma remota (pela plataforma Google Meet) e reuniu quase 60 participantes, entre bispos, padres, diáconos, religiosos e leigos. O padre Pedro Francisco do Nascimento, coordenador diocesano de pastoral, que também participou da Assembleia, apresentou um resumo dos principais pontos que foram discutidos durante os três dias de encontro (19 a 21 de outubro).
Além de repercutir os desafios da evangelização neste tempo de pandemia e as luzes dos discursos do Papa Francisco para o momento atual, a Assembleia definiu a Palavra de Deus na missão como o mote da ação evangelizadora da Igreja no Regional para o ano de 2021. E a Diocese de Nazaré caminhará em consonância com as orientações do Regional NE da CNBB, bem como de acordo com as ações e pilares contidos no seu Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023).
A partir disso, Dom Lucena orientou cada paróquia a construir o seu calendário de atividades para o próximo ano contemplando todos os pilares, mas dando certo destaque à Palavra e à Caridade (de acordo com o Plano Pastoral 2020-2023), visto que uma das grandes urgências da Igreja Particular de Nazaré é fortalecer o setor das pastorais sociais, a fim de evidenciar e estruturar melhor as ações que já são realizadas.
Sobre esse assunto, o presidente da Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa, Severino Ramos da Silva, citou alguns dos trabalhos socioeducativos desenvolvidos por algumas paróquias e institutos da Diocese, reforçando a importância desses trabalhos serem evidenciados como ações integradas às atividades da Cáritas Diocesana.
A esse respeito, o bispo diocesano afirmou que é indispensável estruturar bem os serviços de caridade oferecidos na diocese, uma vez que isso traz um impacto social importante, além gerar benefícios e criar oportunidades.
Motivado pelos apelos da Igreja e do próprio cenário atual (ainda nebuloso), Dom Lucena também insistiu na necessidade de uma renovação das estruturas pastorais. “Os modos e instrumentos de evangelização já não podem ser mais os mesmos, estão ultrapassados. Há que se renovar, com novo dinamismo e criatividade”, disse. A ideia é encontrar novos meios e ferramentas que tornem as ações evangelizadoras e sociais mais eficazes e adequadas ao momento em que vivemos em vista da pós-pandemia.
Foi citada ainda a IV Jornada Mundial dos Pobres, que acontecerá de 08 a 15 de novembro de 2020, com o tema: “Estende a tua mão ao pobre”. Foi feito um apelo para que todas as paróquias e áreas pastorais se mobilizem para acompanhar a programação online e também pensem em atividades para celebrar o Dia dos Pobres, no próximo dia 15 de novembro. O objetivo é provocar a Igreja a olhar, refletir, rezar e estar com os pobres.
Dom Francisco Lucena reforçou o convite para que todas as comunidades paroquiais da Diocese de Nazaré incentivem a vivência da Novena de Natal neste ano, nas matrizes, capelas e nas casas, como uma forma de se promover comunhão, espiritualidade e esperança em tempos tão difíceis.
Na reunião, foi comunicado, oficialmente, que não haverá Assembleia Diocesana de Pastoral neste ano. A mesma foi transferida para o ano que vem, em data ainda indefinida. Outro comunicado importante é que as datas para a montagem do calendário diocesano 2021 devem ser encaminhadas, até o dia 20 de novembro, para o e-mail do Secretariado de Pastoral ([email protected]).