A última apresentação do espetáculo Padre Cícero por ele mesmo acontecerá no dia 30 de janeiro, às 18h, no Espaço Cultural Reconciliação (ao ar livre), localizado na Estrada para Ribeiro do Mel, 360, Duas Pedras, Limoeiro-PE. A entrada é gratuita e as reservas para grupos e paróquias devem ser feitas através do fone/zap: (81) 9 9152-8768. Em virtude das medidas preventivas ao novo coronavírus, são obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento.
Sobre o espetáculo
O espetáculo é uma realização do Mosteirinho da Reconciliação e está em cartaz desde 13 de setembro de 2020 (data de estreia), com apresentações abertas ao público sempre no último sábado de cada mês, precedidas pela celebração da Santa Missa, às 17h. “Padre Cícero por ele mesmo” é uma homenagem aos 150 anos de ordenação do Padre Cícero Romão Batista (30 de novembro de 1870), figura que ganhou notabilidade no Nordeste brasileiro, mais especificamente na igreja de Juazeiro do Norte, no Ceará.
A peça teatral é baseada em escritos do próprio padre Cícero, já declarado santo pela devoção popular, e narra fatos marcantes da história deste que se tornou um dos mais importantes ícones religiosos do Brasil. Até hoje, o túmulo do “Padim Ciço”, como é carinhosamente chamado, atrai uma multidão de romeiros e romeiras de todo o país, inclusive da Diocese de Nazaré.
A autoria e direção é do padre José Ramos da Silva, que também é ator e historiador. O espetáculo leva o mesmo nome do livro das religiosas Therezinha Stella Guimarães e Anne Dumoulin (Congregação de Nossa Senhora – Ordem das Cônegas de Santo Agostinho), que serviu de inspiração para criação desta dramaturgia cênica.
Segundo o padre José Ramos, essa é uma oportunidade diferenciada, sobretudo por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, para os romeiros e romeiras desta Igreja Particular de Nazaré fazerem memória e celebrarem o sesquicentenário de ordenação do Padre Cícero Romão.
O espetáculo conta com um elenco de 15 atores, praticamente todos da cidade de Limoeiro, e faz um caminho inverso: começa com a morte do padre Cícero (20 de julho de 1934) e vai percorrendo um caminho de volta, não linear, até a ordenação, destacando fatos importantes de sua trajetória.
Mais informações: www.espacoreconciliacao.com
Fotos: acervo do Espaço Reconciliação