O Centro de Referência e Formação da Criança e Adolescente Surdos – CREFAS, localizado na cidade de Nazaré da Mata-PE, encerrou suas atividades deste ano com dois momentos de confraternização muito significativos para a conclusão dos trabalhos realizados pela instituição em 2020, em meio aos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus. Os momentos foram marcados por sentimentos de gratidão, alegria e esperança.
O primeiro deles aconteceu no dia 07 de dezembro, com as turmas do Curso de Libras Básico I e Básico II. A confraternização foi marcada por um sentimento de gratidão e de superação por parte de alunos, professores e monitores. Devido à pandemia, esses cursos tiveram duração de apenas três meses, planejados em caráter especial, oferecidos para os novos voluntários e à nova equipe gestora da instituição, com o intuito de capacitá-los para o trabalho desenvolvido com os surdos. Foram cumpridas, rigorosamente, durante as aulas, todas as orientações das autoridades sanitárias para evitar qualquer tipo de contaminação pela Covid-19.
A segunda confraternização, que merece um destaque especial, foi realizada com os surdos, funcionários, direção executiva, coordenação pedagógica, voluntários e conselho gestor do CREFAS. Este momento aconteceu no último dia 11 de dezembro, sexta-feira, seguindo também todos os protocolos de prevenção para que tudo acontecesse de maneira segura. Após dez meses da suspensão de todas as atividades presenciais com os surdos, o reencontro foi tomado por um clima de muita alegria, satisfação e emoção.
O encontro teve início com o almoço, às 12h, seguido da entrega de lembrancinhas, e contou com breves testemunhos de alguns surdos, que expressaram sua gratidão por estarem vivendo uma ocasião tão importante e manifestaram suas esperanças para o crescimento do CREFAS. Também fez uso da palavra a diretora da instituição, a senhora Maria José, que falou, em nome da equipe diretiva, sobre os desafios enfrentados esse ano e apresentou as perspectivas para o ano de 2021.
O presidente do Conselho Gestor da Instituição, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena (bispo diocesano), também fez um breve pronunciamento. Em suas palavras, Dom Lucena expressou sua gratidão por estar à frente desse projeto que é tão fundamental, principalmente para os surdos, e reforçou seu empenho em lutar cada vez mais pela inclusão social, particularmente na realidade da Igreja Particular de Nazaré, para que esta não seja apenas uma utopia, mas um direito conquistado.
Saiba mais sobre o CREFAS aqui!