O bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco Lucena, juntamente com bispos da CNBB Nordeste 2 participaram, nesta terça-feira (3), da abertura do Ano Eucarístico da Arquidiocese de Olinda e Recife. O período especial marcou os 80 anos da terceira edição do Congresso Eucarístico Nacional (CEN) e deu início a preparação em todo o Regional para o 18º CEN, marcado para acontecer entre os dias 12 e 15 de novembro de 2020, também no Recife. O próximo congresso terá como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartia o pão com alegria e não havia necessitados entre eles (At 4,34)”.
“A arquidiocese e o Regional Nordeste 2 da CNBB motivam todo o Brasil a começar a vivenciar o Congresso Eucarístico Nacional. Eucaristia é ação de graças e como diz o lema da próxima edição do congresso é preciso partilhar com alegria para que não haja necessitados. Se há necessitados é porque não estamos fazendo a nossa parte”, afirmou o arcebispo de Brasília e presidente da celebração, cardeal dom Sérgio da Rocha.
Dirigindo-se a cerca de 2.000 pessoas que lotaram o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, na área central da Capital pernambucana, dom Sérgio destacou que não é possível aceitar que se celebre o pão eucarístico na Igreja e não tenha na mesa das famílias o pão de cada dia. Lembrando as palavras do papa Francisco, o cardeal recordou que a Igreja deve ser missionária.
“Como Igreja de verdade de Cristo não olhamos somente para nós. Temos que ter o mesmo sentimento de Jesus, que teve compaixão daquela multidão faminta descrita no Evangelho. Não podemos achar normal as pessoas não terem o pão de cada dia. Assim como Jesus contou com seus discípulos para alimentar aquelas pessoas, ele conta conosco para que o pão seja partilhado entre, sobretudo, os mais pobres”, declarou.
Ao longo dos próximos 12 meses, a Arquidiocese de Olinda e Recife vai intensificar os trabalhos em torno da realização Congresso Eucarístico Nacional, com uma programação litúrgica arquidiocesana, bem como em nível regional, com Círculos Bíblicos Eucarísticos e celebrações da Hora Santa nas igrejas diariamente, além de as principais festas do calendário litúrgico convergirem para o tema do evento.
“O Ano Eucarístico é uma bênção especial para a Igreja porque vai possibilitar, um ano antes do congresso, motivar todas as paróquias a refletirem sobre a Eucaristia. Com certeza, depois do Congresso Eucarístico Nacional, vamos estar muito mais piedosos, muito mais conscientes do valor da Eucaristia nas nossas vidas”, disse o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
Voluntários
Na ocasião, dom Fernando divulgou a abertura das inscrições para os voluntários, disponível para os agentes ligados às paróquias e movimentos da Arquidiocese de Olinda e Recife. O processo seletivo acontece por meio do site www.cen2020.com.br e segue até o dia 12 de novembro, data do lançamento do Texto-Base do congresso.
Bispos
Concelebraram a missa de abertura do Ano Eucarístico da Arquidiocese de Olinda e Recife os seguintes epíscopos da CNBB NE 2:
Dom Paulo Jackson de Sousa, bispo da Diocese de Garanhuns e presidente da CNBB NE 2; Dom Manoel dos Reis de Farias, bispo emérito da Diocese de Petrolina (PE); Dom Genival Saraiva, bispo emérito da Diocese de Palmares (PE); Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo da Diocese de Campina Grande (PB); Dom Egídio Bisol, bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira (PE); Dom Jaime Vieira da Rocha, arcebispo da Arquidiocese de Natal; Dom Matias Patrício de Macêdo, arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal; Dom Limacêdo Antonio da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife; Dom Bernardino Marchió, administrador apostólico da Diocese de Caruaru (PE); Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, arcebispo da Arquidiocese da Paraíba; Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese de Salgueiro (PE); Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo da Diocese de Nazaré (PE); Dom José Gonzáles Alonso, bispo emérito da Diocese de Cajazeiras (PB);
Além dos bispos da CNBB NE 2 também concelebraram a missa o bispo emérito da Diocese do Crato (CE), dom Fernando Panico, e o abade do Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE), dom Luiz Pedro Soares.
Informações da CNBB NE 2