No próximo dia 17 de outubro de 2021, domingo, acontecerá a abertura da etapa diocesana para o Sínodo dos Bispos 2023, denominada “O Caminho da Escuta”. A celebração eucarística de abertura será realizada, às 07h, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata-PE, e será presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
Todos os fiéis podem acompanhar a transmissão pelas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição: Facebook e Youtube.
Todas as paróquias, áreas e setores pastorais da Igreja Particular de Nazaré também estarão em unidade e vão dedicar a primeira missa do dia, nas matrizes, à abertura desta primeira fase sinodal. Na ocasião, ao final das celebrações, será lida uma carta do bispo diocesano motivando todo o povo de Deus a vivenciar bem este tempo de comunhão, reflexão e escuta.
Em carta aos diocesanos de Nazaré, Dom Lucena convida todos a fazerem um percurso sinodal, um caminho conjunto de comunhão, participação e missão, um modo de ser Igreja. “A sinodalidade implica fazer um caminho de conversão pessoal e pastoral, de mudança. Um caminho de discernimento espiritual e eclesial. Não é um parlamento nem uma investigação sobre opiniões nem uma conferência de estudos. Fazer um Sínodo sobre a sinodalidade não significa fazê-lo sobre um tema, mas sobre a identidade mais profunda da Igreja, como comunhão e missão que se torna concreta, quando participada por todos”. Leia na íntegra!
Esta primeira fase, nas Igrejas Particulares, tem por finalidade a consulta ao Povo de Deus sobre o tema da Assembleia do Sínodo. Nesta etapa, segundo instruções da secretaria do Sínodo, os “Bispos submetem as questões, que devem ser tratadas na Assembleia sinodal, aos Presbíteros, Diáconos e fiéis leigos das suas Igrejas, individualmente ou associados. Sobretudo pode revelar-se fundamental a contribuição dos organismos de participação da Igreja particular, especialmente o Conselho Presbiteral e o Conselho Pastoral, a partir dos quais verdadeiramente pode começar a tomar forma uma Igreja sinodal”.
Nas dioceses e arquidioceses, a proposta é promover a reflexão e a escuta, propriamente dita, envolvendo todas as comunidades, paróquias, movimentos e vida consagrada, a partir do documento preparatório e questionário enviado pela Secretaria Geral do Sínodo. Até março do próximo ano, cada Igreja particular deve enviar suas contribuições à Conferência Episcopal do respectivo território, no caso do Brasil à CNBB.
SÍNODO 2023
No Vaticano, nos últimos dias 9 e 10 de outubro, o Papa abriu o processo de preparação da próxima assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos. “Encontrar, escutar, discernir”: estes foram os verbos indicados por Francisco na sua homilia de abertura do processo sinodal. O Pontífice presidiu à Santa Missa na Basílica Vaticana, com a participação de leigos, religiosos, sacerdotes, bispos e cardeais que participam deste processo que culminará em Roma, daqui a dois anos.
A 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos ocorrerá em outubro de 2023, no Vaticano, e tem como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O tema da sinodalidade propõe a todo povo de Deus refletir sobre a forma se compreender como Igreja. A participação e o caminhar juntos indicam a compartilhada missão evangelizadora que cada batizado deve assumir. O Papa Francisco tem afirmado que o “caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do Terceiro Milênio”.