O Pe. Maurício Nascimento (Diocese de Nazaré) já está em Machadinho D’Oeste, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Ele chegou a Porto Velho na manhã da última terça-feira, 26 de outubro de 2021, às 11h40 (horário da Amazônia) e foi acolhido pelos seminaristas Cezar Diego e Rodrigo Justino, que estão em missão no local com o padre Elias Roque (pároco), também da Igreja Particular de Nazaré.
O primeiro grupo foi acolhido na Arquidiocese de Porto Velho, em Rondônia-RO, no dia 21 de setembro de 2021, em uma missa realizada na Catedral Sagrado Coração de Jesus. A celebração foi presidida pelo bispo de Nazaré, Dom Francisco Lucena, que os acompanhou até lá, e concelebrada pelo arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi. Alguns padres, religiosas e fiéis da referida arquidiocese também participaram da eucaristia.
Pe. Maurício só agora seguiu viagem, após ter recebido alta médica em virtude de uma cirurgia realizada. Sua missa de envio aconteceu na noite do dia 25 de setembro de 2021, às 19h, na Matriz de Nossa Senhora da Glória, em Glória do Goitá-PE; foi um momento de gratidão a Deus pelo seu pastoreio e de prece por sua nova missão, na qual ele assumirá a função de vigário paroquial.
“A gente vai para abrir as portas dessa nova realidade de Igrejas-irmãs, depois outros padres nos sucederão. […] Vamos rezar pelas dioceses que precisam, vamos rezar pela nossa diocese; agradeço à OVS (Obra das Vocações Sacerdotais), que reza e contribui para a formação dos nossos sacerdotes, e vamos rezar pelos dizimistas, pela comunidade, pelas pastorais”, disse padre Maurício na ocasião.
O Projeto Igrejas-irmãs, criado em 1972, é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja finalidade é partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para com as Igrejas da Amazônia e outras também necessitadas.
Segundo Dom Lucena, esse momento representa a concretização do desejo da Diocese de Nazaré em ser missionária e o legado das celebrações vividas por ocasião dos seus 100 anos de Vida e Missão.