A reunião do clero deste mês de julho aconteceu na última terça-feira (07/06/22), no auditório do Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE. Algumas das principais pautas foram: auxílio às vítimas das enchentes, ECC, visita ad limina, catequese, sínodo e semana missionária.
Na ocasião, houve um momento de consulta para a escolha e/ou renovação de padres assessores e coordenadores dos diversos movimentos, pastorais, serviços e regiões pastorais – os resultados serão divulgados posteriormente. Também foi realizada uma votação, com os sacerdotes presentes, para a escolha de novos membros para o Conselho Presbiteral. O Colégio dos Consultores será renovado a partir do Conselho Presbiteral.
Foram escolhidos, para o Conselho Presbiteral, os padres: José Edson – 8 votos (Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Goiana – PE), Romário José – 8 votos (Paróquia Nossa Senhora da Glória, Glória do Goitá – PE) e Diego Roberto – 5 votos (Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Carpina – PE). Já são membros, por ofício, junto com o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena: Pe. Antonio Inácio (vigário geral), Pe. Aluísio Ramos (representante do clero), Pe. Artur Alexandre (ecônomo) e Pe. Pedro Nascimento (coordenador diocesano de pastoral). O bispo pode, ainda, fazer a indicação de até três nomes para compor o referido conselho.
ENCHENTES
O bispo de Nazaré está acompanhando de perto as ações de arrecadação e distribuição de donativos para as famílias vítimas das fortes chuvas nas cidades mais afetadas da Diocese de Nazaré, dentre elas: Goiana, Vicência, Timbaúba (Mocós), Macaparana, Nazaré da Mata, Tracunhaém.
Muitas doações estão chegando, inclusive da Arquidiocese de Natal-RN (que doou 10 toneladas), e, segundo o bispo, devem ser rapidamente distribuídas aos que precisam e aos municípios mais atingidos, a fim de se evitar acúmulo e desgaste, sobretudo das roupas e alimentos.
ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC)
Integrantes do Conselho Diocesano do ECC, juntamente com o diretor espiritual do referido serviço, o padre Antonio Lucena, realizaram a pauta de abertura da reunião do clero. Eles falaram um pouco da missão, da estrutura e da importância do ECC na vida paroquial, tendo em vista que o objetivo é formar os casais, por meio do serviço-escola, e conduzi-los a um engajamento nos diversos movimentos e pastorais.
Com a finalidade de estreitar a relação entre o conselho diocesano e as paróquias, o casal coordenador diocesano, Evandro Barbosa e Maria José Elaine (Paróquia São José de Surubim), afirmou que a meta, para este ano, é implantar o ECC em todas as paróquias da diocese, bem como acompanhar e reativar aquelas em que, por alguma razão, este serviço acabou perdendo a expressão (alguns padres, em dado momento, expuseram essa realidade). Segundo Evandro, foi feito um mapeamento para ajudar na realização desse acompanhamento. Foi constatada, também, uma grande dificuldade de retorno dos casais para os momentos de oração, de integração e vivência da Palavra, em função deste período pandêmico.
A solicitação para implantar o ECC deve ser feita, por meio de um formulário, diretamente ao conselho diocesano. A única exigência é que o pároco ou administrador paroquial esteja aberto para acolher as diretrizes do documento nacional (que dá unidade ao que é vivenciado em todo o país), nas três etapas que constituem o serviço. “Vocês vão ter a possibilidade de contemplar os frutos do ECC nas pastorais”, afirmou Evandro.
As três etapas do ECC formam uma caminhada contínua e complementar de formação (escola de formação). São feitos, inclusive, estudos domiciliares, que abordam desde a natureza do matrimônio até a missão do casal dentro da Igreja. Após a terceira etapa, os casais estão aptos a aderir e se engajar nas pastorais. O problema, contudo, é que muitos acabam ficando apenas na primeira etapa. Daí a importância do acompanhamento dos casais dirigentes de cada comunidade paroquial – um trabalho conjunto entre o diretor espiritual, conselho diocesano e párocos –, justamente para motivá-los a estar nos encontros formativos.
“O ECC tem uma fundamentação bíblica, teológica, eclesiástica, que acompanha os seus princípios norteadores (pobreza e simplicidade) desde a origem”, declarou o padre Antonio Lucena, que aproveitou a ocasião para testemunhar que a páscoa do ECC, realizada no dia 22 de maio de 2022, foi um momento de graça para toda a diocese, um momento motivador. “A palavra uníssona foi gratidão. Somos a única diocese, no Regional, que promove um evento desse porte”, disse.
O padre Severino João, diretor espiritual do ECC no Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fez uma colocação, ajudando a desmistificar a ideia de que para realizar o ECC é preciso uma estrutura faraônica. “É mais simples do que se pensa”, asseverou. E corroborou os benefícios: “O ECC, quando levado a sério, traz muitas bênçãos e serviços para a paróquia. A gente precisa do ECC pautado nos pilares, nos seus valores próprios”.
Dom Francisco Lucena também reiterou que todas as paróquias devem ter o ECC e a Pastoral Familiar. “Cada uma tem um trabalho específico, que enriquece e complementa a ação pastoral nas comunidades paroquiais. Os seminaristas devem fazer o ECC, do principio ao fim, para conhecer e viver a dinâmica”, pontuou. O bispo decidiu, ainda, junto ao conselho diocesano, que cada casal setorial vai escolher um padre para ser o diretor espiritual do seu respectivo regional.
Foi entregue aos presentes, no final deste momento, uma minuta do documento nacional (versão atualizada) e um questionário para avaliação e apontamento de sugestões. Todo o conselho diocesano do ECC se colocou, mais uma vez, à disposição para uma melhor articulação dos trabalhos realizados.
VISITA AD LIMINA
“Foi muito boa”, expressou o bispo diocesano acerca da Visita ad Limina Apostolorum, que aconteceu de 11 a 21 de maio, em Roma, com os bispos da CNBB NE2. Ele partilhou que a quantidade de dias da visita foi diminuída, que eles fizeram uma preparação (um roteiro espiritual) em Assis, retornando no dia 15/05 para participar da canonização de vários novos santos, dentre eles Charles de Foucauld, que ficaram hospedados no Pio Brasileiro e que visitaram os principais dicastérios, antes do encontro com o Papa Francisco, na manhã do dia 20/06.
Sobre a audiência com o Pontífice, descreveu: “muito tranquilo, descontraído, sem dar sinais de cansaço. Ele nos escutava e ia dizendo o que lhe chamava atenção, o que via como necessidade. Tocou no ponto das quatro proximidades. Há uma grande preocupação do papa com as guerras e com a situação do mundo”.
O bispo também comentou sobre a renovação da Cúria Romana (“Praedicate Evangelium”), que traz muitas novidades, uma delas é que o próprio Francisco é o prefeito do Dicastério para a Evangelização. Há, inclusive, uma oferta de cursos sobre essas mudanças.
CATEQUESE
O coordenador diocesano da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Romário Silva, comentou sobre o encontro formativo com representantes das comissões paroquiais de catequese, nos dias 14 e 15 de maio, no CDP. Mais de 20 paróquias estiveram representadas, embora um grande número não tenha participado. “Foi uma caminhada prática, que contou com a elaboração de roteiros para encontros de inspiração catecumenal e tratou do ministério dos catequistas”, explicou.
Padre Romário pediu, ainda, que cada padre motivasse os catequistas a participarem da Escola Catequética Diocesana, no final de julho, que seguirá no seu segundo módulo; além da Escola Regional de Catequese, de 07 a 10 de julho de 2022, no convento Ipuarana, em Lagoa Seca-PB; e informou que o dia do catequista, 28 de agosto, será celebrado na própria comunidade paroquial, junto com o encerramento da semana eucarística.
O bispo diocesano reiterou a necessidade de acentuar a presença e o trabalho dos catequistas nas comunidades, neste dia do catequista, em agosto, e disse que, juntamente com a Comissão Bíblico-Catequética, está aprofundando a compreensão e o estudo sobre o ministério do catequista, para que ele seja estruturado dentro da diocese.
SÍNODO 2023
A concentração diocesana de Pentecostes que aconteceria no último domingo (05/06) foi cancelada em função das fortes chuvas, que deixaram muitas famílias desabrigadas e cidades em estado de emergência. Sendo assim, será realizada uma celebração pré-sinodal (como proposta pelo vade-mécum) no dia 05 de julho de 2022, durante a reunião do clero; uma reunião ampliada com dois leigos de cada paróquia, além de uma representação dos religiosos, consagrados e pastorais.
Na ocasião, irá se avaliar a síntese diocesana, construída a partir das sínteses regionais. O coordenador diocesano de pastoral, Pe. Pedro Nascimento, recordou, inclusive, que as sínteses paroquiais e regionais devem ser enviadas, em caráter de urgência, para o e-mail do secretariado diocesano de pastoral ([email protected]) e que uma cópia impressa dessas sínteses paroquiais deverá ser entregue, por cada padre, em mãos, ao bispo diocesano, como orientado na reunião do clero de maio.
SEMANA MISSIONÁRIA
O assistente do Conselho Missionário Diocesano – COMIDI, padre Simeão Dantas, apresentou a estrutura e o cronograma da Semana Missionária Diocesana, que será realizada de 17 a 24 de julho de 2022, nas futuras áreas pastorais: Angélicas, Caueiras, Lagoa de João Carlos, Matinadas, Murupé, Nova Goiana, Sapucaia e Umari. Padres, seminaristas e leigos das próprias comunidades e de outras paróquias irão participar da experiência missionária.
OUTRAS PAUTAS
– ENCONTRO NACIONAL DE PRESBÍTEROS: Os padres Aluísio Ramos, Artur Alexandre e José Nivaldo participaram, de 10 a 14 de maio de 2022, em Aparecida, do Congresso Nacional dos Presbíteros, que falou, dentre outros tópicos, sobre doenças psíquicas nos presbíteros, a mudança de época e seu impacto na saúde e na pastoral. Houve, também, uma conversa com o núncio apostólico acerca das reformas da cúria romana e seus impactos na diocese como um todo. A pesquisa nacional sobre a saúde dos presbíteros foi encerrada no dia 31 de maio. Dom Lucena reforçou a importância de cuidados coma saúde de modo integral, nos campos moral, da administração, bem como na dimensão afetiva, psíquica.
– IGREJAS-IRMÃS: No próximo dia 14 de junho de 2022, a Diocese de Nazaré estará enviando mais dois sacerdotes para a missão, desta vez para a Diocese de Araçuaí, em Minas Gerais-MG: o padre José Raimundo e Adriano Pereira. O envio será durante a missa solene de Santo Antônio, em Carpina-PE, no dia 13/06, às 10h, presidida pelo bispo diocesano, que os acompanhará até a referida diocese.
– ORDENAÇÃO DIACONAL: Sete novos diáconos transitórios serão ordenados para a Igreja Particular de Nazaré, no dia 25 de junho de 2022: Alvaro Benício, Edivan de Arruda, Elias Jordan, João Claudino, Julio César, Luiz Felipe e Maxi Pacifico. A celebração acontecerá às 17h, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Surubim-PE, e será presidida por Dom Francisco Lucena.
– PASTORAL DA CRIANÇA: O contador do escritório nacional da Pastoral da Criança, Sérgio Leandro (Curitiba), está em visita à Diocese de Nazaré realizando uma auditoria, uma vez que a Pastoral da Criança desta Igreja Particular é a maior do Brasil no tocante ao acompanhamento de crianças e gestantes – há, portanto, um número maior de recursos que vêm para este trabalho. Sérgio pediu que cada padre assine a prestação de contas que a coordenadora paroquial envia, mensalmente, para o escritório nacional. O bispo corroborou a sugestão, afirmando que essa assinatura é importante porque demonstra acolhida e acompanhamento paroquial por parte dos sacerdotes.
– SISTEMA CÚRIA ONLINE: O novo sistema será implantado e as formações já estão marcadas para os dias 21 e 22 de junho de 2022 (as regiões pastorais serão divididas nesses dois dias), começando no período da manhã, a partir das 09h, até a tarde. Padres e as pessoas que trabalham com o sistema (normalmente, secretários paroquiais) participarão do momento formativo.
– CAEP: A provisão para as paróquias, referente ao Conselho de Assuntos Econômicos, já foi aprontada. O bispo diocesano deu um prazo de mais 15 dias, impreterivelmente, para o envio da documentação das paróquias que ainda não organizaram o referido conselho.
– PASTORAL FAMILIAR: No dia 22 de junho de 2022, acontecerá a abertura do 10º Encontro Mundial das Famílias, em Roma. O assessor eclesiástico diocesano da Pastoral Familiar, padre Ayrton Barbosa, pediu que cada paróquia organizasse uma celebração eucarística fazendo menção a este dia. O encerramento será no dia 26 de junho, na Igreja Catedral, em Nazaré da Mata-PE, às 07h. Ele motivou para que haja, neste dia, uma representação dos movimentos e pastorais que trabalham com a família. Com o término do Ano Familiar Amoris Laetitia, foi proposto fazer um estudo do citado documento (ainda será visto como vai acontecer). Discutiu-se, também, a necessidade de fazer funcionar um método de trabalho, já existente, que integre catequese e pastoral familiar.