O bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, viaja, nesta quinta-feira, 25 de maio de 2023, para a Terra Santa, em Jerusalém, com a Comunidade Obra de Maria que, em comemoração aos seus 33 anos, está promovendo um grande encontro em que cerca de 2.700 pessoas vão visitar os templos sagrados e participar do 11º Congresso Internacional Pentecostes, que reunirá grandes lideranças católicas do mundo e tem como tema: “Reaviva a chama de Deus que há em ti” (II Tm 1,6).
Na ocasião, Dom Francisco Lucena irá presidir a missa da Solenidade de Pentecostes no próximo domingo, 28 de maio de 2023, às 10h30 no horário de Israel (4h30 no Brasil). Neste mesmo dia, haverá uma palestra com o padre Fábio de Melo e um show católico nas Muralhas de Jerusalém. A celebração eucarística, bem como outros momentos que integram a programação do evento, pode ser acompanhada pelos canais no Youtube da Obra de Maria e Canção Nova. Mais informações no site: www.charis.international
11º Congresso Internacional Pentecostes
O congresso acontece de 26 a 28 de maio e terá ampla programação litúrgica e shows especiais com padres-cantores. O Muro das Lamentações receberá shows de Fábio de Melo, Frei Gilson, Reginaldo Manzotti, da cantora Elba Ramalho e apresentação da Orquestra Criança Cidadã; e os fiéis poderão participar também de missas, momentos de vigília e uma procissão luminosa de Pentecostes pelas ruas da cidade. A renda do evento será destinada às obras sociais da Obra de Maria na África.
A programação sob o Muro das Lamentações, do roteiro das celebrações do 11º Congresso de Pentecostes, inicia-se com as conferências da palestrante Patti Mansfield, seguido pelo Padre Reginaldo Manzotti e do teólogo Prado Flores, além de uma missa celebrada pelo Dom Ruy, da Diocese de Caruaru.
No primeiro dia do congresso, a acolhida aos peregrinos se dará com a Procissão das velas dos campos dos Pastores, com o tema “Com Maria rumo a Pentecostes”, seguido por shows de Padre Reginaldo Manzotti, Padre Fábio de Melo, com participação especial de Elba Ramalho, Irmã Kelly Patrícia, Frei Josué, Ironi Spuldaro, Frei Gilson e momentos de adoração com Patti Mansfield, Padre Pablo, Irmã Briege Mckenna e Katia Roldi.
O segundo dia se inicia com conferências da Irmã Briege Mckenna, Padre Pablo, Padre Fábio de Melo, missa presidida por Dom Lucena, da Diocese de Nazaré, seguido por shows da Orquestra Criança Cidadã, Dunga, Paula Guimarães, Domingos Sávio, Fabiana Paula, Frei Gilson, Irmã Kelly Patrícia, Padres Reginaldo Manzotti e Fábio de Melo, encerrando com uma homenagem a Padre Jonas Abib, um dos fundadores da comunidade católica Canção Nova.
Peregrinação
Antes participarem do congresso, os peregrinos vão acompanhar o roteiro especial organizado pela Obra de Maria pela Terra Santa. Formada pelos países Israel, Cisjordânia e Jordânia, a Terra Santa tem lugares especiais para quem quiser conhecer a história e cultura e viver a religiosidade, de forma profunda e representativa. Por isso, tornou-se o maior roteiro das peregrinações organizadas pela Obra de Maria.
Nesta viagem, as peregrinações começam na cidade de Tel Aviv, capital de Israel, onde já se identifica o estilo moderno da cidade, patrimônio mundial da Unesco, famoso por sua arquitetura de prédios retos que abriga bares, restaurantes e centros empresariais.
Ao seguir para as áreas históricas de Israel, está a cidade de Nazaré, como Caná da Galileia, onde historicamente Jesus transformou água em vinho. Na cidade encontra-se a Basílica da Anunciação, local onde Maria soube, através do Anjo Gabriel, que seria a mãe de Jesus, e que se destaca na paisagem por sua construção histórica e sinuosa. Bem próximo existe a Igreja de São José, onde Jesus aprendeu os ofícios da carpintaria. Ambos são templos sagrados mencionados na história cristã.
Atravessando o mar da Galileia, é possível chegar ao Monte das Bem-Aventuranças, com jardins majestosos e uma igreja em formato octogonal com mosaicos que, historicamente, representam a fé, esperança e caridade que Jesus transmitiu quando pregou o Sermão da Montanha no local.
A visita continua pela costa do mar da Galileia, em Tabgha, que guarda na memória o milagre da multiplicação dos pães e o encontro de Jesus com seus discípulos. Já na fronteira entre Israel e a Jordânia, os peregrinos podem ter suas promessas de batismo renovadas no Rio Jordão.
Em Belém, na região central da Cisjordânia, o passeio se estende ao sagrado local onde Jesus nasceu, sendo uma parada obrigatória para os visitantes. Seguindo para Jerusalém, capital do país israelense, é possível reviver os passos de Jesus através da Basílica da Natividade e do Santo Sepulcro, onde Jesus foi crucificado, sepultado e ressuscitado.
O final da peregrinação é marcado pela visita ao Monte das Oliveiras, localizado no leste da Cidade Antiga de Jerusalém, com o jardim do Getsêmani e as árvores das Olivas. À tarde, o Muro das Lamentações recebe o maior Congresso Internacional de Pentecostes.
Informações: assessoria de imprensa da Obra de Maria