A última reunião do clero deste ano de 2023 aconteceu na última terça-feira, 5 de dezembro, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, como de costume. Novenas de Natal, Pastoral da Criança, energia solar e Causa Pe. Luis Cecchin estiveram entre as pautas abordadas. Na ocasião, também foi eleita, em assembleia, a nova Comissão Diocesana do Clero.
Inicialmente, após a oração do Ofício das Leituras e da leitura da ata da reunião anterior, o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, entregou a todos um material impresso com a prévia do Calendário Diocesano 2024, a ser analisado e ajustado antes da publicação final, no Encarte IV. Ele enfatizou que devem constar neste calendário os eventos em nível diocesano, além das festas dos padroeiros, e que as atividades indicadas devem ser realizadas nas datas propostas para manter a fidelidade e organização.
Os contributos da 23ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que também integrarão o Encarte IV, foram apresentados pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento. Foram elencadas três ações e metas de cada pilar (Pão, Palavra, Caridade e Ação Missionária), que não foram bem vivenciadas nos últimos anos, para serem retomadas e priorizadas em 2024, além de proposições para a vivência do Jubileu Ordinário 2025 e da Diocesaneidade.
PASTORAL DA CRIANÇA
No período de 20 a 25 de novembro de 2023, o bispo diocesano e a Ir. Irma (Congregação das Irmãs de Maria Missionária, Diocese de Guarabira-PB) visitaram 19 das 43 paróquias da Diocese de Nazaré num trabalho de reestruturação que tem sido feito com a Pastoral da Criança.
“Vimos as nossas comunidades fortes e abertas à superação das dificuldades. Muitos líderes já utilizam o aplicativo e não deixarão de utilizar, por causa da facilidade de informações e auxílio no cuidado com as crianças”, escreveu Dom Lucena em carta entregue aos presentes e endereçada a toda a Igreja diocesana.
Na carta, pedem-se gestos concretos para este Advento/Natal: buscar mais líderes, voluntários, apoios, dando vida às comunidades sem vida, reunindo e renovando o mandato das coordenações paroquiais, fazendo as visitas domiciliares durante 5 (cinco) minutos com o App Visita Domiciliar, celebrando a vida, […] E, na missa da noite de Natal, em cada paróquia e comunidade, apresentar uma criança e gestante e depositar uma camisa de criança da Pastoral da Criança na frente da manjedoura do menino Jesus no presépio.
O objetivo é integrar toda a comunidade paroquial, juntamente com os padres, neste propósito de organizar, implantar, renovar e divulgar as tantas boas ações que têm sido realizadas pela Pastoral da Criança, que é uma pastoral social transformadora. “Há muitas comunidades sem vida; podemos levantar! Este é o tempo do advento, tempo propício. Não adianta fazer campanhas de alimento, se não estamos visitando as famílias pobres da Pastoral da Criança. Eis o tempo de salvação da Pastoral da Criança!”, disse.
O prelado afirmou, ainda, que a referida pastoral carece de uma formação local, presencial, paróquia por paróquia, para sanar as dificuldades no uso do aplicativo, de modo a garantir o funcionamento e eficácia do tripé de ações que lhe é inerente: visitas domiciliares, celebração da vida e reunião de reflexão e avaliação. E orientou o coordenador diocesano, Welison Henrique, a acompanhar, contínua e proximamente, os líderes e as coordenações paroquiais.
ENERGIA SOLAR
Acerca dos investimentos referentes à energia solar, Severino Ramos (Silvio), funcionário da diocese, está responsável por acompanhar a distribuição da Neoenergia junto às paróquias. Na ocasião, ele pontuou alguns dos problemas que identificou: unidades das casas paroquiais, capelas e salão paroquial que estão com crédito da geração da energia solar, e a Neoenergia ainda não fez a distribuição; analisou também a possibilidade de inclusão de novas unidades, bem como a retirada e substituição, de acordo com o consumo mensal.
Dom Francisco Lucena salientou que este serviço de acompanhamento facilitará a cobrança e pagamento dos investimentos pelas paróquias, e informou que todas as unidades geradoras da energia solar estão funcionando, por isso a necessidade desse acompanhamento.
CAUSA PE. LUIS CECCHIN
Aconteceu, no dia 4 de dezembro de 2023 (segunda-feira), a primeira reunião para iniciar o processo, a nível diocesano, da beatificação do Pe. Luis Cecchin, uma vez que a fase preliminar, junto ao Dicastério para as Causas dos Santos, já foi resolvida. “Foi uma boa reunião, objetiva e muito importante”, disse Dom Lucena.
Este momento foi realizado de modo virtual, pela Plataforma Google Meet. Participaram o bispo diocesano, os padres da cidade de Limoeiro (sede do instituto Pe. Luis Cecchin), um grupo italiano com familiares do padre Luis e membros que integram a associação AVATeM (benfeitora direta do referido instituto), além do Dr. Paolo Vilotta (italiano) e do Dr. Ronaldo (brasileiro), assessores da causa.
A Diocese de Nazaré é autora da causa e a Itália é co-autora. Os próximos passos consistem em montar o tribunal para o processo (com duas pessoas do Brasil / Diocese de Nazaré e duas da Itália) e a comissão histórica. O padre Adelmo Cagliari (Pobres Servos da Divina Providência) foi escolhido para ser o ponto de contato.
Também ficou definida uma data: 6 de fevereiro de 2024, terça-feira, um evento diocesano (ato jurídico e religioso) – que pode ser concluído com uma celebração eucarística (isso ainda será analisado) – , para marcar a abertura da fase diocesana desse processo.
COMISSÃO DIOCESANA DO CLERO
Ao final da reunião do clero, foi realizada a votação para a escolha da nova Comissão Diocesana do Clero, que administra o Fundo de Assistência do Clero Diocesano, por um mandato de quatro anos. Com 68 votos e 1 em branco (apenas dos presbíteros presentes), segue a lista dos eleitos em assembleia: Pe. José Edson (presidente), Pe. Artur Alexandre (tesoureiro), Pe. Sergio Ramos (secretário); Conselho Fiscal: Pe. José Roberto Pimentel, Pe. Rafael Alves, Pe. Hugo Estêvão.
COMUNICADOS DO BISPO DIOCESANO
– Novenas de Natal: “coloquem nas mãos dos grupos e dos agentes para fazer acontecer; é muito importante, e as pessoas, famílias e comunidades gostam”, disse;
– Confraternização Clero: 19 de dezembro de 2023, na cidade de Bom Jardim-PE. Na ocasião, será celebrado o Jubileu de Prata Sacerdotal (25 anos de ordenação) do padre Antonio Lucena;
– No dia 26 de janeiro de 2024, sexta-feira, às 19h, acontecerá, na Matriz de Nossa Senhora da Soledade, em Lagoa do Carro-PE, a ordenação presbiteral do Diác. Frei Jeferson Dias da Silva, OSA, filho da terra; a celebração será presidida por Dom Francisco Lucena;
– O Retiro do Clero, no próximo ano, será no início da quaresma (19 a 23 de fevereiro de 2024), em Lagoa Seca-PB;
– Padre Marisaldo Barbosa (Diocese de Nazaré) passará mais um ano com os Maristas, em Aracati-CE;
– Padre Maurício Nascimento, em missão na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Machadinho d’Oeste-RO, estará de volta neste mês de dezembro de 2023. Quem lhe substituirá, a partir de fevereiro de 2024, será o padre Magno Anacleto; com ele segue, também, para estágio pastoral, o seminarista José Ricardo.
O padre Elias Roque, também em missão em Machadinho d’Oeste, na Arquidiocese de Porto Velho-RO, está de férias e retorna no dia 19 de dezembro de 2023. Os diáconos transitórios, recém-ordenados, Paulo Santana e Robson Albuquerque, que vivem essa mesma experiência missionária, exercerão seu diaconato nas paróquias em que já estavam: Paróquia São João Batista, em Cujubim-RO e Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Machadinho D’Oeste-RO, respectivamente.
– Está sendo estudada uma orientação sobre a prestação de contas das capelas, a partir da experiência de algumas paróquias; o novo sistema (Curia Online) ajuda a resolver essa questão;
– Será iniciada à fase de reforma do auditório e capela interna do Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE;
– Foram entregues, aos presentes, alguns materiais da Campanha ACN (Ajuda à Igreja que Sofre), uma Fundação Pontifícia da Igreja Católica, que já beneficiou, inclusive, a Diocese de Nazaré. Todos também receberam envelopes da Campanha para a Evangelização 2023, com o tema: “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”, cuja Coleta Nacional acontece nos dias 16 e 17 de dezembro, na missa do 3º domingo do Advento;
– O bispo diocesano agradeceu a todos por mais um ano de atividades e desejou-lhes um Feliz Natal e abençoado Ano Novo.
OUTROS AVISOS
– OVS: no próximo domingo, 10 de dezembro de 2023, encontro com as coordenações paroquiais da OVS no CDP; missa às 10h presidida pelo bispo diocesano; na ocasião, o coordenador diocesano, Severino Ramos, agradeceu e reforçou a importância da participação dos seminaristas nas visitas e trabalhos da Obra das Vocações Sacerdotais;
– Educação e Cultura: padre José Ramos (coordenador da Comissão Diocesana da Cultura e Educação) evidenciou a importância de estruturar comissões regionais e paroquiais nas quatro dimensões (educação, cultura, escolar e universitária), de modo cumprir o que a 23ª Assembleia Diocesana de Pastoral definiu – todas as orientações quanto às especificidades de cada uma dessas dimensões estão no livreto organizado pela referida comissão;
* No dia 29 de dezembro de 2023, o Mosteirinho e Espaço Cultural Reconciliação estará comemorando os seus 25 anos: às 16h haverá santa missa presidida pelo bispo diocesano; em seguida, às 18h30, o Espetáculo Resplandeceu a Luz – Natal de Jesus na Reconciliação, que estará em cartaz de 25 a 29 de dezembro de 2023 (ingressos R$ 10,00); durante todo o dia (29/12/23), será o lançamento do livro “À Sombra da Cruz”, organizado pelo Frei Felipe (limoeirense), um livro teológico sobre a Reconciliação, que também revisita a história católica de Limoeiro;
* No dia 8 de janeiro de 2024, no Mosteirinho da Reconciliação, será realizado o primeiro encontro dos padres filhos da cidade de Limoeiro; esse encontro acontecerá durante o dia; à noite, todos estarão juntos na Matriz de São Sebastião para a abertura da festa do santo padroeiro;
– CÁRITAS: de 27 a 29 de novembro de 2023, houve a 28ª Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira, em Belo Horizonte-MG, com estudos, apresentações e troca de experiências; representações Cáritas de todo o Brasil, inclusive da Diocese de Nazaré, na pessoa de Severino Ramos, presidente da Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa e integrante do Conselho Fiscal da Cáritas no Regional NE2;
– Escola Teológica: as fichas de inscrição, com a carta do bispo diocesano, já foram enviadas, desde outubro de 2023, para todas as paróquias e áreas pastorais e devem ser reenviadas por e-mail ou entregues na secretaria da escola até o dia 20 de dezembro de 2023, a fim de que se possa agilizar as matrículas no início do próximo ano; o retorno das aulas está previsto para o dia 3 de fevereiro de 2024.