O Mosteirinho e Espaço Cultural Reconciliação, em Limoeiro-PE, está de portas abertas novamente, desta vez em clima de jubileu de prata, comemorando os seus 25 anos de história. E para marcar esse momento festivo, está em cartaz, pelo segundo ano consecutivo, o espetáculo ao ar livre: “Resplandeceu a Luz – Natal de Jesus na Reconciliação”, que conta a história do nascimento do Filho de Deus.
A estreia acontece no dia 25 de dezembro de 2023 e segue até o dia 29 de dezembro de 2023 (de segunda a sexta-feira). As apresentações acontecem sempre às 18h30 e são precedidas pela celebração eucarística, às 16h. Ingressos: R$ 10,00.
O idealizador é o padre José Ramos da Silva, coordenador da Comissão Diocesana da Cultura e Educação, que conta com um time de atores da própria cidade de Limoeiro, em sua maioria, mas também de outras localidades. O objetivo é resgatar a essência (histórica e espiritual) do Natal de Jesus, visto que muitas produções atuais, na sua opinião, acabam perdendo o foco da mensagem natalina.
“O texto procura “passear” pela história e teologia da encarnação de Jesus. Os personagens são traduzidos por atores e através das respectivas figuras em ferro, cobertas por luz e Led. O espetáculo é todo gravado, com uma sonoplastia e todo um arranjo musical erudito e contemporâneo, enriquecido, como contraponto, com as chamadas “Antífonas Ó”, da tradição monástica, que fazem uma “costura” durante grande parte do espetáculo e, anos atrás, foram recriadas por Padre Reginaldo Veloso, com um sabor nordestino, mas que tem também um brilho universal e sacro”, descreveu.
Os espectadores terão a oportunidade de relembrar e meditar sobre a trajetória do projeto de Deus, que começa com Abraão, passando por Moisés, indo até os profetas que falaram e profetizaram a vinda do Salvador, bem como os episódios que marcaram o nascimento de Jesus propriamente dito.
JUBILEU DE PRATA – 25 ANOS DO MOSTEIRINHO E ESPAÇO CULTURAL RECONCILIAÇÃO
O Mosteirinho e Espaço Cultural Reconciliação estará comemorando os seus 25 anos de fundação exatamente na sexta-feira, 29 de dezembro de 2023, “o dia chave para a abrir o portal da memoria e reviver, ressignificar e dar encaminhamentos novos a partir do DNA do lugar, que une fé e cultura”, expressou padre José Ramos.
E para celebrar o Jubileu de Prata da Reconciliação, haverá uma programação especial neste dia: às 16h, santa missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena. Na ocasião, acontecerá o lançamento do livro “À Sombra da Cruz”, organizado pelo Frei Felipe (limoeirense), um livro teológico sobre o Mosteirinho que também revisita a história católica de Limoeiro. Em seguida, às 18h30, o espetáculo Resplandeceu a Luz.
Os visitantes também podem prestigiar uma exposição, com o mesmo tema do livro, no Ambiente Alfonso Pontoglio, “que busca registrar, a partir de fotos antigas e das situações recuperadas graficamente, um sequência que vai desde a influencia do Mosteiro da Escuta do Senhor, de onde sou oblato, até as construções que foram sendo realizadas ao longo dos anos”, explicou.