O clero da Diocese de Nazaré esteve em retiro espiritual durante toda esta semana, de 19 a 23 de fevereiro de 2024, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca-PB.
“Eis o tempo adequado para renovar as forças, a mente, os propósitos pessoais e reavivar o entusiasmo pela missão. Fazer bem um deserto, um silêncio interior e exterior. Descobrir o espaço para si mesmo, reencontrar a parte mais verdadeira de si, colocando-se diante de Deus. […] Os dias de retiro constituem ocasião para um crescimento humano e espiritual” (mensagem do bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, no livreto do retiro).
O retiro foi concluído na manhã desta sexta-feira (23/2/24) com a santa missa. O pregador deste ano foi Dom Antônio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião-RJ, que abordou o seguinte tema: “A busca de si mesmo”.
A programação contou com meditações, oração da liturgia das horas e ofício das leituras, missas, terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração penitencial.
Em sua segunda experiência no retiro anual do clero, o padre Luiz Felipe comenta que teve a possibilidade de lançar um olhar para si mesmo como um dom, bem como para Deus e para o próximo. “Buscando as virtudes do cuidado, do carinho e da caridade, o presbítero é identificado como um dom de Deus para o seu clero e para o rebanho que lhe é confiado. Foram dias de silêncio para refletir, de oração e de fraternidade”, partilhou.
Ao final do retiro, o bispo diocesano anunciou o envio, no mês de junho, do Pe. José Sebastião da Costa para a missão na Diocese de Araçuaí, em Minas Gerais-MG (Projeto Igrejas-irmãs da CNBB), onde está o Pe. José Raimundo Barbosa, que retornará à Diocese de Nazaré.